Revista Concreto & Construções - edição 82 - page 44

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essas armaduras, uma nova cama-
da de concreto deverá ser executa-
da para reestabelecer o cobrimento
mínimo de norma. Essa camada de
concreto será executada pelo método
chamado de concreto projetado.
4.3 DANOS ÀS ARMADURAS
ATIVAS (PROTENSÕES)
Conforme descrito anteriormente,
o vão 3 sofreu ação do incêndio de
maneira mais intensa. Devido ao fato
da avaliação das condições das ar-
maduras ativas (protensões) ser muito
difícil sem ensaios destrutivos, optou-
-se pela desconsideração de parte
das protensões que estão nas ca-
madas mais inferiores, ou seja, mais
próximas à face diretamente atingida
pelo incêndio. Na Figura 10 observa-
-se a seção transversal de um dos
viadutos. Essa seção situa-se no meio
do vão 3, mostrando as protensões
existentes e destacando aquelas da
primeira camada, que não será con-
siderada trabalhando integralmente.
A desconsideração de parte das
armaduras no meio do vão 3 gera
uma redução da capacidade de fle-
xão dessa seção. Para compensar
essa redução, uma das alternativas a
seguir deve ser adotada:
u
Acréscimo de armaduras na face
inferior para reestabelecer a capa-
cidade de flexão necessária;
u
Redução do esforço de flexão a um
patamar para o qual as armaduras
remanescentes sejam suficientes.
A primeira alternativa tem um grau
de execução relativamente difícil. O
acréscimo de armaduras na face inferior
dos viadutos, onde a pista inferior en-
contra-se em tráfego, é de difícil execu-
ção. Toda a operação teria que ser feita
em horários reduzidos, quando o tráfego
sob os viadutos pode ser interditado, o
que é muito complicado tratando-se de
uma avenida de grande circulação de
veículos durante o dia e noite. Dessa
maneira foi considerada como premissa
a execução de novas armaduras nas fa-
ces inferiores ao mínimo necessário so-
mente para reestabelecer o cobrimento
das armaduras expostas.
A segunda alternativa é de mais sim-
ples execução. Já estava previsto, e em
andamento, um macaqueamento unifor-
me desses viadutos da ordemde 1metro,
de maneira a aumentar o gabarito vertical
da Avenida dos Bandeirantes, que hoje
está em cerca de 4,50m, para os 5,50m
mínimos de norma. Atualmente ocorrem
diversos incidentes de veículos de maior
altura que colidem com a face inferior dos
viadutos devido ao baixo gabarito verti-
cal. Esse macaqueamento será aprovei-
tado para redução dos esforços de flexão
positivos. Para isso, em vez de executar
somente o macaqueamento uniforme, os
apoios 2 e 3 serão macaqueados 15cm
a mais que os apoios 1 e 4. Isso fará
com que os momentos fletores positivos
(aqueles que tracionam a face inferior do
tabuleiro) sofram uma redução, trazendo
esses esforços a níveis em que, mesmo
considerando uma perda de parte das
protensões pela ação do fogo, os mo-
mentos fletores solicitantes serão me-
nores que os resistentes. Consequente-
mente, os momentos fletores negativos
(aqueles que tracionam a face superior
do tabuleiro) sofrerão um acréscimo. Isso
pode ser facilmente compensado por um
acréscimo de armaduras na face supe-
rior do viaduto, pois esses acréscimos
podem ser feitos independentemente de
interrupções de tráfego na Avenida dos
Bandeirantes. A Figura 11 ilustra gráficos
de esforços de flexão mostrando como
esse macaqueamento diferencial reduz
os esforços de flexão positivos no vão 3.
Observa-se na Figura três gráficos em
sequência: o primeiro deles é o diagrama
de momentos fletores devido às cargas
permanentes, o segundo o diagrama dos
momentos fletores devido ao macaquea-
mento diferencial e o terceiro a soma dos
dois anteriores. Comparando a primeira
e terceira imagem da Figura 11, observa-
-se uma redução de 29% dos momentos
fletores positivos permanentes no meio
do vão 3 e um aumento de 13% dos mo-
mentos fletores negativos permanentes
sobre os apoios 2 e 3.
Já na Figura 12, considerando a
u
Figura 11
Diagramas de momentos fletores devido às cargas permanentes
nos vãos 1 a 5, considerando ou não o macaqueamento diferencial
1...,34,35,36,37,38,39,40,41,42,43 45,46,47,48,49,50,51,52,53,54,...100
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