Revista Concreto & Construções - edição 82 - page 47

CONCRETO & Construções | 47
atualmente nos viadutos estão em de-
sacordo com a norma atual de barreiras
rígidas (Figura 14).
Ao longo dos anos camadas de re-
capeamento foram executadas sobre
os viadutos. Isso levou ao acúmulo in-
devido de asfalto. Todas as camadas
de pavimentação devem ser removi-
das até atingir o topo da laje estrutural.
Além das demolições necessá-
rias existem faces de concreto que
receberão recobrimento de concreto
novo. Essas faces precisam ser esca-
rificadas de maneira a remover uma
camada superficial de concreto velho,
permitindo adequada adesão entre o
concreto velho e novo.
6.4 CONCRETO PROJETADO
Nas regiões onde houve perda de
concreto e, consequente exposição de
armaduras, uma nova camada de con-
creto deverá ser executada de maneira
à reestabelecer o cobrimento. A se-
quência de execução será composta
pelas etapas de furação, colocação de
grampos e telas, e finalmente projeção
do concreto (Figura 17).
6.5 AMPLIAÇÃO LATERAL
A ampliação será feita estenden-
do o comprimento da laje na borda
central dos viadutos. A sequência de
execução dessa ampliação contem-
pla a escarificação das superfícies de
concreto antigo que serão recobertas
com concreto novo, posicionamento
de fôrmas e armaduras e concreta-
gem (Figura 18).
6.6 PAVIMENTO INCORPORADO
ESTRUTURAL
Na face superior dos viadutos,
onde atualmente existem camadas
de pavimento não estrutural, será
executada uma camada de 10 cm
de pavimento estrutural. Chama-se
esse pavimento de estrutural, pois,
ao contrário de pavimentos comuns,
que são apenas uma camada que
proporciona conforto aos usuários do
viaduto, este fará parte integrante da
estrutura e será usado para abrigar
novas armaduras necessárias para
a recuperação e reabilitação estru-
tural. Nessa camada de pavimento
estrutural serão dispostas as novas
armaduras necessárias para comba-
ter o acréscimo de momentos fletores
negativos devido ao macaqueamento
diferencial de apoios (Figura 19).
6.7 MACAQUEAMENTO
DIFERENCIAL DE APOIOS
Conforme descrito no item 4.2,
para alívio dos esforços de flexão po-
sitivos, os apoios 2 e 3 deverão sofrer
um macaqueamento de 15 cm a mais
que os apoios 1 e 4. Isso será feito
usando os mesmos equipamentos e
provisões utilizados para o macaque-
amento uniforme de apoios. Confor-
me mencionado anteriormente, já
estava previsto um macaqueamento
uniforme da obra antes mesmo do in-
cêndio ocorrido. Após a conclusão do
macaqueamento uniforme de apoios,
no qual os apoios 1, 2, 3 e 4 serão
igualmente elevados, deverá encer-
rar-se o macaqueamento dos apoios
1 e 4 e prosseguir com o dos apoios
2 e 3 por mais 15cm. Esse proces-
so será feito usando consoles que já
haviam sido projetados e executados
antes do incêndio. Os mesmos con-
soles podem ser utilizados, pois a
carga extra necessária para deformar
u
Figura 17
Imagem apresenta os serviços de reparação do viaduto
u
Figura 18
Sequência executiva na ampliação
lateral do viaduto
Escarificação das superfícies
de concreto antigo
Posicionamento de formas e armaduras
Concretagem
1...,37,38,39,40,41,42,43,44,45,46 48,49,50,51,52,53,54,55,56,57,...100
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