34  |  CONCRETO & Construções
        
        
          novas cargas móveis do trem-tipo
        
        
          atual (TB-450 KN).
        
        
          O segundo caso é uma ponte so-
        
        
          bre o rio Botafogo, na BR 101/PE,
        
        
          com tabuleiro em grelha de quatro
        
        
          vigas e 40m de extensão, dividido
        
        
          em três vãos, com apoios interme-
        
        
          diários em pilar-parede, apoios ex-
        
        
          tremos em encontros de concreto e
        
        
          fundações em estacas de concreto.
        
        
          A figura 5 mostra a seção trans-
        
        
          versal do apoio intermediário após
        
        
          o alargamento do tabuleiro. Na fi-
        
        
          gura 6 está ilustrada a execução
        
        
          de um dos pilares que foram adi-
        
        
          cionados à estrutura antiga. As fun-
        
        
          dações adicionais foram projetadas
        
        
          em estacas raiz.
        
        
          
            3.2 Acréscimo de novas
          
        
        
          
            fundações com o reforço
          
        
        
          
            das existentes
          
        
        
          Tal situação ocorre nos casos
        
        
          em que não é possível transmitir to-
        
        
          das as cargas do alargamento para
        
        
          as novas fundações adicionadas à
        
        
          ponte existente. Torna-se necessá-
        
        
          rio, portanto, reforçar as fundações
        
        
          antigas para que absorvam uma
        
        
          parcela dos esforços gerados pelo
        
        
          tabuleiro alargado.
        
        
          A obtenção de uma boa solu-
        
        
          ção depende do conhecimento das
        
        
          fundações existentes, preferen-
        
        
          cialmente por meio da análise dos
        
        
          projetos originais ou, na ausência
        
        
          desses, de inspeções no local para
        
        
          visualizar a geometria e a ocorrência
        
        
          de possíveis danos. Essa situação
        
        
          está exemplificada no caso de uma
        
        
          ponte na BR 423/PE, mostrada na
        
        
          figura 7. Observa-se que o alarga-
        
        
          mento foi realizado em apenas um
        
        
          dos lados do tabuleiro, que passou
        
        
          a ser constituído por uma grelha de
        
        
          três longarinas. Foi adicionado um
        
        
          novo pilar com a respectiva fun-
        
        
          dação e realizada a ampliação das
        
        
          bases das sapatas existentes  para
        
        
          garantirem a compatibilidade  das
        
        
          tensões transmitidas ao solo.
        
        
          u
        
        
          
            Figura 5
          
        
        
          Alargamento com a adição de estacas raiz, sem necessidade de reforçar
        
        
          as fundações existentes
        
        
          u
        
        
          
            Figura 6
          
        
        
          Concretagem dos blocos das novas estacas