Revista Concreto & Construções - edição 82 - page 34

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novas cargas móveis do trem-tipo
atual (TB-450 KN).
O segundo caso é uma ponte so-
bre o rio Botafogo, na BR 101/PE,
com tabuleiro em grelha de quatro
vigas e 40m de extensão, dividido
em três vãos, com apoios interme-
diários em pilar-parede, apoios ex-
tremos em encontros de concreto e
fundações em estacas de concreto.
A figura 5 mostra a seção trans-
versal do apoio intermediário após
o alargamento do tabuleiro. Na fi-
gura 6 está ilustrada a execução
de um dos pilares que foram adi-
cionados à estrutura antiga. As fun-
dações adicionais foram projetadas
em estacas raiz.
3.2 Acréscimo de novas
fundações com o reforço
das existentes
Tal situação ocorre nos casos
em que não é possível transmitir to-
das as cargas do alargamento para
as novas fundações adicionadas à
ponte existente. Torna-se necessá-
rio, portanto, reforçar as fundações
antigas para que absorvam uma
parcela dos esforços gerados pelo
tabuleiro alargado.
A obtenção de uma boa solu-
ção depende do conhecimento das
fundações existentes, preferen-
cialmente por meio da análise dos
projetos originais ou, na ausência
desses, de inspeções no local para
visualizar a geometria e a ocorrência
de possíveis danos. Essa situação
está exemplificada no caso de uma
ponte na BR 423/PE, mostrada na
figura 7. Observa-se que o alarga-
mento foi realizado em apenas um
dos lados do tabuleiro, que passou
a ser constituído por uma grelha de
três longarinas. Foi adicionado um
novo pilar com a respectiva fun-
dação e realizada a ampliação das
bases das sapatas existentes para
garantirem a compatibilidade das
tensões transmitidas ao solo.
u
Figura 5
Alargamento com a adição de estacas raiz, sem necessidade de reforçar
as fundações existentes
u
Figura 6
Concretagem dos blocos das novas estacas
1...,24,25,26,27,28,29,30,31,32,33 35,36,37,38,39,40,41,42,43,44,...100
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