Revista Concreto & Construções - edição 82 - page 32

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admitindo-se comportamento elás-
tico linear para os materiais. É im-
portante que seja feita a modela-
gem por elementos finitos, para a
obtenção dos esforços e desloca-
mentos nas estruturas original e
alargada, objetivando estabelecer
os critérios que serão utilizados
para os reforços da superestrutura
e das fundações.
Diante de tantas dificuldades so-
bre o (des)conhecimento da estrutu-
ra e das fundações existentes é sem-
pre conveniente projetar, na medida
do possível, o alargamento conforme
um modelo estrutural que não au-
mente significativamente os valores
dos esforços atuantes nas fundações
originais, de modo que o acréscimo
das cargas permanentes e móveis do
alargamento sejam transmitidas para
as novas fundações.
Isso pode ser obtido em deter-
minadas situações, a depender da
geometria do tabuleiro combinada
com as hipóteses de distribuição
das cargas móveis e com o modelo
de discretização adotado.
O modelo constituído por barras
e por elementos de casca (shell)
é muito útil para um tabuleiro em
grelha de vigas e lajes. Em tais si-
tuações, que representam a grande
maioria dos tabuleiros das pontes
típicas das rodovias brasileiras,
esse modelo apresenta respostas
consistentes às ações atuantes nos
projetos de alargamento e reforço.
A figura 1 mostra a discretização
do tabuleiro original de uma ponte
com um vão e dois balanços, feita
com base na geometria, nas carac-
terísticas dos materiais e nas car-
gas permanentes e móveis da épo-
ca em que foi projetada.
A figura 2 representa a discreti-
zação do alargamento do tabuleiro
dessa mesma ponte, considerando
uma nova grelha obtida pelas lon-
garinas e transversinas antigas e
novas sob a ação dos carregamen-
tos móveis atuais.
3. CONCEPÇÕES DE REFORÇO
DE FUNDAÇÕES CONFORME
O SISTEMA ESTRUTURAL
DO ALARGAMENTO
Cada reforço de fundações deve
ser estudado isoladamente, porém,
de modo geral, existem algumas
soluções mais usualmente adota-
das nos casos de alargamento das
pontes com tabuleiros em vigas,
consideradas típicas das rodovias
brasileiras.
Neste trabalho são abordadas
três concepções de reforço, exem-
plificadas por casos reais, nos
quais aconteceram uma das condi-
ções seguintes:
u
Acréscimo de novas fundações
sem o reforço das existentes;
u
Acréscimo de novas fundações,
com o reforço das existentes;
u
Reforço das fundações existen-
tes sem o acréscimo de novas
fundações.
u
Figura 1
Discretização do tabuleiro de uma ponte existente para obter os esforços
originais de projeto
u
Figura 2
Discretização do tabuleiro alargado da ponte para obtenção dos esforços
após o alargamento
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