Revista Concreto & Construções - edição 82 - page 31

CONCRETO & Construções | 31
u
estruturas em detalhes
Soluções de projeto de reforço
de fundações de pontes com
tabuleiros alargados
1. INTRODUÇÃO
S
empre que uma ponte ro-
doviária tem o tabuleiro
alargado para atender ao
aumento da demanda de tráfego, são
realizados estudos aprofundados para
avaliar a necessidade de algum tipo de
reforço nas fundações.
Isso se justifica pelo fato de o alar-
gamento do tabuleiro representar natu-
ralmente um acréscimo nas cargas per-
manentes devidas ao peso próprio da
estrutura. Também deve ser considerado
o aumento nas intensidades das cargas
móveis, constituídas pelos pesos e ações
dinâmicas dos veículos. Essas novas car-
gas são geralmente superiores às que
foram utilizadas no projeto original da pon-
te, tendo em vista as variações ocorridas
no trem-tipo estabelecido pelas normas
brasileiras desde 1946, quando foi edita-
da a NB-6/1946 – Carga Móvel em Pon-
tes Rodoviárias, até os dias atuais com a
ABNT NBR 7188:2013 – Carga móvel ro-
doviária e de pedestres em pontes, viadu-
tos, passarelas e outras estruturas.
É evidente portanto que, na maioria
dos casos, há a necessidade do reforço
das fundações de pontes cujos tabulei-
ros são alargados. Os tipos de reforço
são definidos com base na análise das
variáveis envolvidas em cada caso e se
constituem no objeto deste artigo.
2. CONTEXTUALIZAÇÃO
Um fator importante a ser sem-
pre considerado na abordagem des-
te tema é o fato de a maioria das
pontes alargadas ser constituída
por obras antigas, muitas delas com
mais de 50 anos de construídas e
submetidas ao longo de décadas
aos efeitos da deterioração estrutu-
ral, a condições inadequadas de uso
e à falta de manutenção.
É nesse contexto que alguns con-
dicionantes precisam ser considera-
dos para que os procedimentos de
alargamento e reforço sejam realiza-
dos de tal modo que garantam uma
adequada capacidade de carga e
uma correta avaliação das condições
de estabilidade após o alargamento.
Um dos principais condicionan-
tes é a ausência, quase sempre,
dos projetos originais, o que muito
dificulta uma análise mais precisa
dos esforços e do detalhamento da
estrutura existente. Resta, portan-
to, ao projetista avaliar a capacida-
de da ponte por meio de inspeções
minuciosas, com enfoque nas fun-
dações e em outros componentes
estruturais vitais para a estabilida-
de, além de realizar ensaios, em es-
pecial os geotécnicos e de resistên-
cia dos materiais.
2.1 Avaliação da segurança
estrutural
A avaliação estrutural de uma
ponte pode ser feita por métodos
determinísticos ou métodos semi-
probabilísticos, que são os previs-
tos nas normas vigentes baseadas
nos Estados Limites Últimos e Esta-
dos Limites de Serviço. Os métodos
determinísticos são considerados
bastantes conservadores e os se-
miprobabilísticos menos conserva-
dores, porém, em ambos os casos,
a avaliação é feita utilizando-se nor-
mas de projetos de obras novas.
Atualmente vários países estão
investindo na aplicação de méto-
dos probabilísticos (confiabilidade)
para a avaliação de pontes exis-
tentes, considerando as incertezas
por meio das variáveis aleatórias
envolvidas no problema, como é o
caso das grandezas relacionadas
às ações atuantes e à resistência.
2.2 Utilização do método dos
elementos finitos em projetos
de alargamento de pontes
A análise estrutural das pontes
existentes, antes e após o alar-
gamento, é geralmente realizada
JOSÉ AFONSO PEREIRA VITÓRIO – D
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