CONCRETO & Construções | 111
Um método probabilístico
de avaliação da segurança
de pontes em concreto
armado com base no
monitoramento estrutural
1. INTRODUÇÃO
A
degradação das obras
de infraestrutura tem-se
mostrado presente em
diversas nações do mundo. Este
problema tem sido agravado pela
insuficiência de recursos para a re-
novação da infraestrutura existente.
A engenharia de estruturas tem fo-
cado na avaliação e reabilitação das
estruturas existentes. Neste âmbito,
o uso de técnicas de avaliação ba-
seadas em métodos probabilísticos
é uma área que tem recebido bas-
tante atenção, principalmente devi-
do ao fato de que esses métodos
estão presentes em grande parte
das atuais normas de projeto de
estruturas (ELLINGWOOD, 1996).
Abordagens probabilísticas também
tem sido utilizadas na otimização do
planejamento das inspeções e ma-
nutenções de pontes (FRANGOPOL;
LIU, 2007).
Além disso, técnicas como moni-
toramento estrutural e métodos não
destrutivos são tecnologias que,
cada vez mais, surgem para comple-
mentar métodos tradicionais de ava-
liação estrutural como a inspeção
visual. As informações provenientes
do monitoramento estrutural podem
ajudar a reduzir incertezas e, assim,
melhorar os modelos utilizados nas
análises. O objetivo deste trabalho
é apresentar a aplicação de uma
metodologia para a integração dos
dados de monitoramento na ava-
liação da segurança de estruturas
de concreto.
2. METODOLOGIA
A metodologia apresentada é
baseada na formulação apresentada
por LIU et al. (2009) para a avaliação
da segurança de pontes utilizando
dados da resposta estrutural obtida
durante a monitoração de pontes
submetidas a cargas móveis. Nes-
te trabalho uma equação de estado
limite que considera a resposta da
estrutura devido aos efeitos de car-
gas móveis é apresentada. Para a
aplicação em estruturas de concre-
to, optou-se por considerar a cur-
vatura medida na seção monitora-
da, devida às cargas móveis, como
parâmetro principal da resposta da
estrutura, conforme apresentado
na equação:
[1]
Onde, g(s,t) é a equação de es-
tado limite em que o evento de falha
é dado por g(s,t)
≤
0,
f
(s,t) é a curva-
tura máxima medida no instante de
tempo
t
no ponto de coordenadas
espaciais
s
,
e
é o erro de leitura,
que pode ser assumido como tendo
distribuição normal com média 0,0
e desvio padrão
s
e
,
z
(s,t) é a função
de previsão, que pode ser utilizada
para estimar valores de
f
(s,t) no fu-
turo e
f
0
(s,t) é a curvatura limite, que
pode ser estabelecida como a maior
curvatura esperada devido às car-
gas móveis na ponte.
ALBERTO BELOTTI COLOMBO, ALFREDO PINTO CONCEIÇÃO NETO, LEILA CRISTINA MENEGHETTI, RAFAEL PETILE HUNE, TÚLIO NOGUEIRA BITTENCOURT
D
epartamento
de
E
ngenharia
de
E
struturas
e
G
eotécnica
, U
niversidade
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S
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P
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inspeção e manutenção