110 | CONCRETO & Construções
4.2 Considerações sobre a
importância do elemento
estrutural analisado
Além do estado de degradação e
da sua velocidade previsível, é neces-
sário considerar, para cada elemento
estrutural analisado, sua importância
para a estabilidade local e geral da
estrutura analisada.
Em uma primeira aproximação,
podem-se considerar duas condições:
u
elemento cujo colapso não pre-
judica a estabilidade geral da es-
trutura ou não coloca em risco a
integridade física dos usuários;
u
elemento cujo colapso prejudica a
estabilidade geral da estrutura ou
coloca em risco a integridade físi-
ca de seus usuários.
Essa consideração é importante,
pois, durante uma vistoria, o acentua-
do estado de degradação de um ele-
mento estrutural pode chamar mais a
atenção do vistoriador que a sua real
importância para a estabilidade do
conjunto, o que induz, de forma subli-
minar, a uma falha na avaliação. Ao se
ter muito clara a necessidade dessa
análise, por parte do profissional que
efetua a vistoria, esse efeito sublimi-
nar tende a ser irrelevante.
Quanto à introdução de mais
esse elemento no sistema de geren-
ciamento, é de se considerar que,
ao invés de peso, pode ser intro-
duzido uma condição decisória, ou
marcador, em que a importância do
elemento sobrepuja os valores nu-
méricos, a partir do Nível 2 de de-
gradação estrutural, quando passa
a existir a real possibilidade de se
ultrapassar a condição de uso da es-
trutura, e ao se atingir o Nível 3, o
possível colapso.
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Considerando-se o elevado nú-
mero de OAEs existentes no Brasil
e o avançado estado de degradação
de muitas delas, a proposição de um
sistema de gerenciamento baseado
em índices simplificados tem como
objetivo facilitar e agilizar o trabalho
de inspeção das mesmas por pro-
fissionais adequadamente treinados
e permitir a correta priorização dos
serviços de manutenção e de recu-
peração de acordo com as reais con-
dições de cada estrutura avaliada.
É interessante ressaltar que os
índices propostos apresentam pre-
cisão suficiente para que seja feita
a avaliação da idade relativa da es-
trutura, ou seja, a idade conforme
o seu grau de degradação, evitan-
do que uma obra seja bem avaliada
apenas por ter pouca idade, pois fa-
lhas construtivas ou exposição a ele-
mentos muito agressivos, que terão
como consequência a sua degrada-
ção acelerada, serão detectados em
uma sequência de vistorias, desde
que estas sejam adequadamente
programadas.
Dessa forma, dá-se a devida im-
portância tanto às condições cons-
trutivas como ao meio ambiente
onde está inserida a estrutura avalia-
da e a influência desses elementos
sobre a velocidade de degradação
da mesma.
Da mesma forma, há de se con-
siderar a importância dos elementos
estruturais afetados pelas patologias
diagnosticas durante as inspeções,
verificando-se as condições estrutu-
rais desses elementos de forma isola-
da e em conjunto, definindo-se então
a necessidade de uma intervenção
pontual (em um determinado elemen-
to estrutural) ou da estrutura no todo.
Por fim, há de se considerar que a
proposição de índices para avaliar a
degradação de uma estrutura não é
aplicável apenas a OAEs, mas a todas
as estruturas de concreto armado e
protendido, que deveriam ser sempre
inspecionadas periodicamente, dada
a real possibilidade de perda de fun-
cionalidade ou mesmo colapso de es-
truturas mal conservadas.
[01] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR6118: Projeto de estruturas de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro, 2014. 238 p.
[02] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR14931: Execução de estruturas de concreto - Procedimento. Rio de Janeiro, 2004. 53 p.
[03] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR16230: Inspeção de estruturas de concreto - Qualificação e certificação de pessoal - Requisitos. Rio de
Janeiro, 2013. 19 p.
[04] BRASIL. Ministério dos Transportes. Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. Manual de inspeção de pontes rodoviárias. 2. ed. Rio de Janeiro,
2004. 253p.
[05] LENCIONI, J. W. Proposta de manual para inspeção de pontes e viadutos em concreto armado – discussão sobre influência dos fatores ambientais na degradação
de obras de arte especiais. 2005. 187 f. Dissertação (Mestrado em Infraestrutura Aeronáutica) – Programa de Pós-Graduação em Infraestrutura Aeronáutica,
Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), São José dos Campos, 2005.
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