CONCRETO & Construções | Ed. 92 | Out – Dez • 2018 | 71
da Engenharia em nosso país, com
auxílio da TIC, garantindo-se assim
que a educação de melhor qualidade
esteja, democraticamente, ao alcance
de todos, e não seja um privilégio res-
trito às elites econômicas.
5. CONCLUSÕES
A adoção e uso da TIC na educa-
ção tem um impacto positivo no ensi-
no e na aprendizagem. A TIC aumenta
a flexibilidade com que os estudantes
podem acessar a educação, inde-
pendente do tempo e das barreiras
geográficas. A TIC pode influenciar o
modo como os estudantes são ensi-
nados e como aprendem, ao oferecer
novas oportunidades para os profes-
sores e estudantes.
A TIC tem potencial para renovar
e melhorar a qualidade da educação
da engenharia através de metodolo-
gias mais modernas, adequadas às
realidades do século XXI, centradas
no estudante, baseada em estudo de
casos e apoiada por aprendizagem
colaborativa.
A vasta literatura existente sobre
esse assunto e a experiência já con-
solidada e desenvolvida em outros
países apontam que o impacto da TIC
na educação aumentará consideravel-
mente nos próximos anos, dada sua já
comprovada eficiência e a crescente e
rápida evolução das altas tecnologias
do mundo digital.
[1] OEPD, CENTRE FOR EDUCATIONAL RESEARCH AND INNOVATION. ICT in innovative cchools: case studies of changes and impacts, 2001.
[2] CURRICULUM SERVICES CANADA. A shifting landscape: pedagogy, technology, and the new terrain of innovation in a digital world, 2002.
[3] FULLAN, M. Stratosphere: integrating technology, pedagogy and change knowledge. Toronto, ON: Pearson Canada, 2012.
[4] RHEA KELLY. Teaching with technology survey. In: Campus Technology, vol. 30, n. 7, July 2017, p. 25-37.
[5] MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Diretrizes curriculares nacionais para o curso de
graduação em engenharia (em discussão), agosto 2018.
u
R E F E R Ê N C I A S B I B L I O G R Á F I C A S