Revista Concreto & Construções - edição 92 - page 69

CONCRETO & Construções | Ed. 92 | Out – Dez • 2018 | 69
A diversidade de resultados nesse
estudo de casos reforça a opinião de que
o impacto educacional da TIC depende
grandemente do uso que lhe é dado.
Quando a TIC é usada para facilitar um
sistema centrado no estudante, ela pro-
move, entre outras coisas, o desenvol-
vimento de habilidades em lidar com a
informação e a comunicação. Essas
habilidades, embora importantes para
a vida, não estão presentes nos currí-
culos nem nas avaliações tradicionais;
a aprendizagem centrada no estudante
tende a florir em bases férteis quando há
harmonia desse sistema com o sistema
de avaliação do estudante (1).
As mudanças já adotadas nos di-
versos casos apontam para novas
formas que ensino e aprendizagem
adotarão em futuro próximo, com
a pedagogia e a tecnologia ope-
rando em parceria de estudantes e
professores (2).
3. USO DA TIC NA
EDUCAÇÃO SUPERIOR
O uso da TIC na educação cen-
trada no estudante é, em todos os
países, inferior à sua utilização nas
demais áreas, como negócios, ati-
vidades bancárias e outras. O seu
uso nos níveis fundamental e médio
supera sua utilização nas instituições
de ensino superior (IES). Em nosso
país, o cenário é de atraso, com pou-
cas iniciativas recentes de escolas
privadas de ensino básico, dirigidas
às classes sociais de alta renda. Al-
gumas escolas de ensino médio, si-
tuadas no sudeste do país, já utilizam
plataformas personalizadas de ensino
à distância, enquanto as Instituições
de Ensino Superior (IES) limitam-se ao
uso de plataformas convencionais de
ensino à distância.
A TIC tem crescente utilização na
educação superior de países da Amé-
rica do Norte, Europa, Ásia e Ocea-
nia. Quanto à forma dessa utilização,
distinguem-se dois modelos: (a) o
modelo
“online”
, no qual 80% a 100%
do conteúdo curricular se constitui de
atividades que utilizam a TIC, com au-
xílio de dispositivos móveis (laptops
e tablets), de pedagogia centrada no
estudante, e (b) o modelo
blended
learning
ou modelo híbrido, em que
parte das atividades são online e par-
te são
“face-to-face”
ou presenciais,
nas quais, professor e estudantes es-
tão juntos, seja em grupo de apren-
dizagem colaborativa, ou mesmo em
aulas tradicionais.
Um dos modelos alternativos do
blended learning
ou modelo híbrido, de
largo uso nos Estados Unidos, é co-
nhecido por “sala-de-aula-invertida” (
fli-
pped classes
) ou modelo híbrido inverti-
do, que, ao contrário da aula tradicional
– em que o professor transmite o co-
nhecimento em uma preleção em sala
de aula e o estudante complementa
sua aprendizagem, estudando em casa
– na sala-de-aula-invertida, o professor,
inversamente, fornece o conhecimento
online para que o estudante o estude
em casa, seguindo-se, então, discus-
são em grupo (aprendizagem colabo-
rativa) na presença dos estudantes e
do professor para complementação e
ajustes da aprendizagem.
Uma pesquisa, em 2017, sobre
o uso da TIC no ensino e aprendiza-
gem em Universidades e Faculdades
(
Colleges
) americanas revelou que
73% dos 232 professores participan-
tes responderam que utilizam o mo-
delo híbrido (
blended learning
). E que,
enquanto 15% dos respondentes ain-
da utilizam, exclusivamente, o modelo
de aula tradicional, 12% já adotam o
modelo totalmente online (4). Destaca-
-se que 28% dos participantes utilizam
o modelo híbrido em todas suas clas-
ses (Figura 1).
Os participantes foram também
questionados se utilizavam o mo-
delo híbrido invertido (
flipped clas-
ses
) e os resultados representados
na Figura 2 mostram que 61% dos
participantes afirmaram que todas
ou algumas de suas classes são
desse modelo.
u
Figura 1
Resultados de pesquisa sobre
modelos de aprendizagem em
IES, nos USA, 2017
73%
12%
15%
Modelo híbrido
Modelo tradicional
Total online
u
Figura 2
Uso do modelo híbrido invertido
(
flipped classes
) em IES, nos
USA, 2017
15%
19%
16%
46%
5%
Sim, todas as minhas classes usam modelo invertido
Sim, algumas das minhas classes usam o invertido
Não, mas estou avaliando essa possibilidade
Não, mas pretendo usar no próximo ano
Não, nenhuma das minhas classes usa esse modelo
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