Revista Concreto & Construções - edição 91 - page 30

30 | CONCRETO & Construções | Ed. 91 | Jul – Set • 2018
2. PRINCIPAIS ASPECTOS
DA ABNT NBR 9452
As inspeções são classificadas
como a seguir consubstanciado.
2.1 Inspeção inicial ou cadastral
É a primeira inspeção da obra e
deve ser efetuada imediatamente após
sua conclusão ou assim que se integra
a algum sistema de monitoramento e
acompanhamento viário. Deve também
ser realizada quando houver alterações
na configuração da obra, como alarga-
mento, acréscimo de comprimento, re-
forço e mudança no sistema estrutural.
Deve conter:
u
As informações do roteiro básico do
Anexo A da referida Norma;
u
Registro fotográfico;
u
Desenhos esquemáticos da plan-
ta do tabuleiro e das seções típicas
transversais e longitudinal, com suas
respectivas medidas principais;
u
A classificação da OAE conforme
item 5 da referida Norma;
u
Demais informações consideradas
importantes para a inspeção.
2.2 Inspeção rotineira
Trata-se de uma Inspeção de acom-
panhamento periódico, visual, sem uti-
lização de equipamentos e/ou recur-
sos especiais para análise ou acesso,
realizada em prazo não superior a um
ano. Na inspeção rotineira, deve ser
verificada a evolução de anomalias já
observadas em inspeções anteriores,
bem como novas ocorrências, como
reparos e/ou recuperações efetuadas
no período.
As fichas inseridas no anexo B
da Norma devem ser utilizadas para
fazer o registro gráfico e fotográfico
desta inspeção.
2.3 Inspeção especial
A Inspeção Especial será porme-
norizada e contemplará mapeamento
gráfico e quantitativo das anomalias
de todos os elementos aparentes e/
ou acessíveis da Obra de Arte Espe-
cial (OAE), com o intuito de formular o
u
Figura 2
Exemplo de inspeção inicial ou cadastral (arquivo pessoal do autor)
INSPEÇÃO INICIAL
OAE:
T
CONCESSIONÁRIA:
DATADA INSPEÇÃO:
23/07/2015
Rodovia:
Sentido:
Pavimento:
Obra:
km:
Acostamento:
Vãos:
ComprimentoTotal (m):
Drenagem:
Pilares:
Vigas:
Guarda-corpos:
Largura doTabuleiro (m):
Juntas deDilatação:
Observações:
TabuleiroTipo:
Vãos:
Taludes:
Iluminação:
Sinalização:
Gabaritos:
Tabuleiro:
ProteçãodePilares:
Juntas deDilatação:
AparelhosdeApoio:
B -ElementosdeTerapia
Apoios:
Encontros:
OutrosElementos:
Estrutural:
2
Funcional:
5
Durabilidade:
2
17
PARTE I -CADASTRO INICIALDECAMPO
A -LocalizaçãoeDesignação
B -ElementosGeométricos
C -TipologiaEstrutural
T
Passarela
-
17
15
2,38
5
PARTE II -DIAGNóSTICO INICIAL
A -ElementosdePatologia
Inexistentes
Quantidades:
Concreto segregado: 0,18m
2
;Armaduraexposta e corroída:1,84m
2
;Remoçãode 20 pontas de aço;Colocaçãode 3
parafusos nas ligaçõesmetálicas; 77Placas de pré-laje com fissuras transversais;Fissuras nopiso: 32,45m.
C -ClassificaçãodaOAE
1)Tratamentode concreto segregadoearmaduraexpostae corroídanasplacas depré-laje eapoios;
2)
3)
4)
5)
Remoção daspontasdeaço (tensoresde fôrmas)dosapoio;
Tratamentodas fissurasmapeadas nasplacas depré-laje edas fissurasde retraçãonopiso;
Adequação dosaparelhos deapoio, com deficiênciade contato,mal posicionadoedeteriorado;
Colocaçãode parafusos faltantes na ligação de peçasmetálicas dos tabuleiros e na ligação entre a chapa (berçometálico) e o pilar;
DuasVigasMetálicas
Concreto segregado,Armaduraexposta e corroída e fissurasmapeadas com posicionamento
transversalnasplacas depré - laje.Oxidação superficial na chapametalica do banzo superior.
Inexistência de parafuso na ligaçãode peçasmetálicas.
Em bomestado
Deficiência de contato entre os aparelhos de apoio em neoprene e chapametálica.Aparelhode apoio
mal posicionadoedeteriorado. Inexistência deparafuso entre a chapa (berçometálico)eopilar.
Concreto segregado, armaduraexposta e oxidada e pontas deaço (tensores de fôrmas).
A1 -CaracterizaçãoVisualdoEstadodaEstrutura
Caixa de acomodação,em bomestado.
PARTE II -DIAGNóSTICO INICIAL -Continuação
Barreiras rígidas/
Defensasmetálicas:
A2 -CaracterizaçãoVisualdaPista sobre aEstrutura
A4 - InformaçõesComplementares
A3 -CaracterizaçãoVisualdeOutrosElementos
Em bom estado.
Pista local Leste= 5,55m;Pista leste= 6,05m;Pista oeste= 5,75m
DaRodovia.
Inexistente
Inexistente.
Metálicos, embomestado.
Em bom estado.
Fissuras de retração comaberturamáxima de 0,4mm e posicionamento variado nopiso.
-
u
Figura 3
Exemplo de inspeção inicial ou cadastral
Vista da rampa leste
Concreto segregado nas placas de pré-laje
Vista inferior da travessia principal
Armadura exposta e oxidada e pontas
de aço na face superior da travessa
1...,20,21,22,23,24,25,26,27,28,29 31,32,33,34,35,36,37,38,39,40,...116
Powered by FlippingBook