54 | CONCRETO & Construções | Ed. 87 | Jul – Set • 2017
de fissuração, levou a um pequeno
incremento na abertura de fissura,
com uma redução de rigidez de 35%
em relação à rigidez não fissurada.
Esses valores indicam bom compor-
tamento do material contra fadiga,
especialmente com cargas menores
que a de fissuração.
A viga pré-fabricada real foi também
testada para cargas de serviço concên-
tricas e excêntricas antes de ser insta-
lada sobre a avenida. A Figura 5 mostra
uma foto da ponte concluída.
5. CASO 3: PONTE MARS
HILL – PRIMEIRO CASO
RODOVIÁRIO NOS EUA
Essa ponte rural, concluída em
2005, é a primeira aplicação em
rodovia. Os detalhes do projeto
são descritos em Endicott (2007).
O sistema estrutural é composto
de várias vigas longitudinais pré-
-fabricadas de 33,5 m de compri-
mento, executadas em CUAD, po-
sicionadas lado a lado, com capa
de concreto moldada no local for-
mando o tabuleiro. As vigas foram
protendidas com cabos de relaxa-
ção baixa. As únicas armaduras
passivas presentes são barras U
distribuídas ao longo do topo da
viga para a ligação com o tabuleiro
moldado no local. Nenhum estribo
de cisalhamento ou outro reforço
passivo foi necessário. A Figura 6
mostra uma viga pré-fabricada an-
tes de seu posicionamento ao lado
de outras vigas. Devido ao uso do
concreto de ultra-alta resistência, a
altura da seção I da viga foi redu-
zida para aproximadamente 1,4m,
com espessuras da alma e flanges
variando entre 7 a 14 cm. Vigas em
escala real foram também ensaiadas
na Iowa State University antes da
construção.
6. CASO 4: PASSAGEM
SUBTERRÂNEA AVE HODDER
– ELEMENTOS PRÉ-MOLDADOS
E LIGAÇÕES MOLDADAS
NO LOCAL
Essa ponte longa de 67m foi
também projetada com vigas pré-
-moldadas em concreto de ultra-
-alto desempenho, em dois vãos
de 33,5m, com um apoio central,
e foi concluída em 2013. O sistema
aproveita de algumas propriedades
do CUAD no projeto de vários ele-
mentos pré-moldados. Para cons-
truir as colunas centrais, cascas
de CUAD pré-fabricado (Figura 7)
foram concebidas como fôrmas
incorporadas, posteriormente pre-
enchidas com concreto de alto de-
sempenho. A casca externa apro-
veita a baixa porosidade do CUAD,
a textura regular de superfície e sua
impermeabilidade para criar uma
camada protetora e estética para
o concreto interno, melhoraran-
do a estética e a durabilidade das
colunas. Para manter a aparência
do tabuleiro como uma laje plana,
a viga conectando as três colunas
centrais, que também sustentam
as vigas longitunais da ponte, tinha
a altura limitado em projeto. Esse
elemento foi resolvido usando a alta
resistência à compressão do CUAD
em uma seção protendida T inver-
tida (Figura 8). As ligações entre
u
Figura 5
Ponte para pedestre concluída
(Parsekian
et al.
, 2008)
u
Figura 6
Viga de CUAD pré-fabricado
durante operação
de posicionamento
(Endicott, 2007)
u
Figura 7
Casca pré-fabricada em CUAD
como molde incorporado dos
pilares (Murray
et al.
, 2016)
u
Figura 8
Viga T invertida protendida
e pré-moldada em CUAD
(Perry, 2013)