Revista Concreto & Construções - edição 87 - page 49

CONCRETO & Construções | Ed. 87 | Jul – Set • 2017 | 49
Resistência dos Materiais, Iniciação aos
Materiais de Construção, Mecânica dos
Solos e Química. Formava-se um arca-
bouço científico importante, estruturan-
do a formação tecnológica, deixando o
aluno preparado para o entendimento
das disciplinas profissionalizantes e
suas complexidades, fornecendo tem-
po para o entendimento do mecanismo
mental e do processo de engenharia
envolvido. Os cursos eram abrangen-
tes, mostrando a base de conheci-
mento para a execução de edificações,
pontes, obras protendidas, portos e
demais obras de arte, que eram com-
plementados pela execução de proje-
tos com simulação de situações reais
durante o curso. Além dessa formação
com visão abrangente, o processo de
formação era completado nos estágios
e durante a vida profissional, num pro-
cesso de treinamento contínuo que le-
vava inicialmente a uma especialização
dentro das diversas áreas do conheci-
mento da Engenharia Civil.
Entre essa época e os dias atuais, ti-
vemos duas grandes crises econômicas
e hoje o país vivencia outra. Houve uma
diminuição brusca de investimentos e,
com isso, uma diminuição da necessida-
de de serviços de engenharia e despres-
tígio da profissão, com fuga de talentos.
Simultaneamente, com as restrições or-
çamentárias, pressão pelo aumento de
universitários e limitação do campo de
trabalho, o total de horas e de disciplinas
foram diminuindo ao longo do tempo e
o curso se concentrando em edifica-
ções e pequenas obras. Hoje se obser-
va que várias disciplinas como Concreto
Protendido, Pontes e Obras Hidráulicas
passaram a ser optativas e as disciplinas
formativas foram reduzidas. Os cursos
profissionalizantes reduziram a carga te-
órica, concentrando-se em procedimen-
tos de cálculo e processos.
Essa redução teve como consequ-
ência a diminuição da bagagem teórica,
com o consequente aumento da inse-
gurança e diminuição da capacidade
de inovação e criatividade. Apesar da
melhoria significativa da pesquisa nas
universidades, principalmente nas pú-
blicas, o foco na graduação às vezes
diminui pela necessidade de produção
docente. Esse fato e o aumento do nú-
mero de turmas, alunos e orientandos
podem ser fatores que fragilizam ainda
mais a situação gerada pelas mudanças
curriculares das últimas décadas. Sem
dúvida, a função primordial dos cursos é
a formação de profissionais engenheiros
civis que satisfaçam às necessidades
da sociedade, e uma discussão maior
do assunto é urgente e necessária num
país carente de infraestrutura civil.
O perfil dos alunos nas últimas dé-
cadas também mudou, seguindo as
alterações socioculturais geradas pela
concentração urbana, necessidade de
trabalho familiar, disponibilidade de
informação e novas tecnologias. Os
processos mentais e o comportamen-
to social são diferentes, com algumas
novas potencialidades interessantes.
Qualquer discussão de currículo deve
ter simultaneamente consideradas as
abordagens didático-pedagógicas que
favoreçam a atenção e a empolgação
com o curso que se transformarão em
aprendizado. Também deve consi-
derar o treinamento para as tomadas
de decisão contínuas da profissão e a
conscientização de sua importância e
responsabilidade numa atividade que
atua com o patrimônio e a segurança
das pessoas. Tarefas complexas numa
sociedade hoje com recursos financei-
ros e humanos limitados
A discussão da grade curricular hoje
é necessária para que o esforço gasto
na formação de uma categoria indis-
pensável à sociedade atinja plenamente
seu potencial e capacidade de geração
de benefícios. Também parece funda-
mental a adaptação e o ajuste contínuo
às mudanças tecnológicas e sociais
que se desenvolvem exponencialmente
e são indissociáveis da capacidade de
aprendizado. A criação de condições
que favoreçam a inovação aplicada e a
criatividade deve ser decorrente da for-
mação integral dos novos profissionais,
que são os fatores que geram valor no
mundo atual.
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