Revista Concreto & Construções - edição 87 - page 51

CONCRETO & Construções | Ed. 87 | Jul – Set • 2017 | 51
pela pesquisa iniciada em 2001 pelo
US Federal HighWay Administration
(FHWA).
 Com o aumento da resistência à
compressão e à tração do concreto,
aumenta também a resistência de
aderênia entre o concreto e a arma-
dura. Isto reduz o comprimento de
ancoragem da armadura. Assim, o
comprimento de traspasse é também
reduzido, facilitando ligações entre
dois elementos de concreto pré-
-moldado. Outra aplicação recente
é o uso do CUAD para concretagem
no local de ligações entre elementos
pré-moldados de ponte. Este uso
foi investigado pelo Ministério dos
Transportes de Ontário (MTO), com
o primeiro caso construído em Rainy
Lake – Canadá (2006). Desde então,
mais de 70 pontes foram concluídas
usando ligações moldadas no local
com uso do CUAD, com um número
crescente a cada ano, no Canadá e
nos EUA.
 Mais recentemente lajes nervu-
radas pré-moldadas com CUAD fo-
ram introduzidas na construção de
tabuleiros de ponte. O primeiro caso
de tabuleiro totalmente executado
em CUAD, com painéis de laje ner-
vurada pré-moldados, que também
usam ligações moldadas no local
em CUAD, é a ponte do Condado
de Wapello em Iowa – EUA (2011).
 Uma lista de aplicações do CUAD
na América do Norte é apresentada
nas Tabelas 1a e 1b, adaptadas da
publicação FHWA-HRT-13-060. Ca-
sos na Europa e Austrália também
são apresentados na referência,
mas não estão listados aqui.
3. CASO 1: COBERTURAS
DA ESTAÇÃO DE TREM
A cobertura da estação em forma
de concha foi concebida como uma
série de cascas pré-moldadas de 20
mm de espessura, cada uma apoia-
da em uma única coluna, também
pré-moldada. O desafio do projeto
da casca foi balancear a espessu-
ra mínima requerida para facilitar a
injeção do material num molde de
seção fina, tendo em vista que uma
espessura menor implicariamenor
peso e menos consumo de material.
 O protótipo em escala de um
painel único (Figura 2) foi testado
na Universidade de Calgary para as
cargas ponderadas determinadas. A
cobertura resistiu a carga de neve
máxima e de transporte das pe-
ças sem dano. Ensaios dinâmicos
u
Tabela 1a – Lista de aplicações do CUAD na América do Norte (publicação nº FHWA-HRT-13-060)
Estados Unidos da América
Mars Hill Bridge, Wapello County, IA
2006
Três vigas T de 45” de altura
Route 624 over Cat Point Creek, Richmond County, VA
2008
Cinco vigas T de 45” de altura
Jakway Park Bridge, Buchanan County, IA
2008
Três vigas PI de 33” de altura
State Route 31 over Canandaigua Outlet, Lyons, NY
2009
Ligações entre tabuleiros em painéis T
State Route 23 over Otego Creek, Oneonta, NY
2009
Ligações entre tabuleiros pré-moldados
Little Cedar Creek, Wapello County, IA
2011
Catorze lajes nervuradas pré-moldadas de 8” de altura
Fingerboard Road Bridge over Staten Island Expressway, NY
2012
Ligações entre tabuleiros em painéis T
State Route 248 over Bennett Creek, NY
2011
Ligações entre tabuleiros em painéis T
U.S. Route 30 over Burnt River and UPRR bridge, Oregon
2011
Ligações de conectores de cisalhamento e ligação entre painéis
longitudinais
U.S. Route 6 over Keg Creek, Pottawatomie County, IA
2011
Ligações longitudinais e transversais entre vigas
Ramapo River Bridge, Sloatsburg, NY
2011
Ligações entre tabuleiros pré-moldados em laje nervurada
State Route 31 over Putnam Brook near Weedsport, NY
2012
Ligações entre tabuleiros pré-moldados em laje nervurada
State Route 42 Bridges (2) near Lexington, NY
2012
Ligações entre tabuleiros pré-moldados em laje nervurada e
conectores de cisalhamento
I-690 Bridges (2) over Peat Street near Syracuse, NY
2012
Ligações entre tabuleiros pré-moldados em laje nervurada
I-690 Bridges (2) over Crouse Avenue near Syracuse, NY
2012
Ligações entre tabuleiros pré-moldados em laje nervurada
I-481 Bridge over Kirkville Road near Syracuse, NY
2012
Ligações entre tabuleiros pré-moldados em laje nervurada
Windham Bridge over BNSF Railroad on U.S. Route 87
2012
Ligações entre tabuleiros pré-moldados em laje nervurada e
conectores de cisalhamento para vigas
1...,41,42,43,44,45,46,47,48,49,50 52,53,54,55,56,57,58,59,60,61,...116
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