50 | CONCRETO & Construções | Ed. 87 | Jul – Set • 2017
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CURSOS
obras embl má i
Inovação em estruturas
com concreto de ultra-alto
desempenho na América
do Norte
1. INTRODUÇÃO
O
comitê ACI 239 pro-
põe a definição para o
concreto de ultra-alto
desempenho (CUAD) : “... é um
material de cimento, um tipo de
concreto que possui resistência a
compressão mínima de 150 MPa,
com requisítos mínimos de durabi-
lidade, elasticidade, ductilidade e
tenacidade; fibras são geralmente
incluídas para alcançar os requisi-
tos especificados”. Normalmente,
esse material contém areia muito
fina (< 400 mícrons), pó de quart-
zo moido, cimento Portland, sílica
ativa e 2% de fibras (geralmente as
fibras de aço de 12 mm e diâmetro
de 0,2 mm). Devido à durabilidade e
propriedades de ductilidade desses
materiais, a utilização do CUAD está
aumentando em construções de in-
fraestrutura que exigem alta durabi-
lidade com pouca manutenção.
Uma visão geral sobre a história
recente da utilização do CUAD está
disponível em Perry (2014) e é bre-
vemente resumida a seguir. Vários
casos de construção de pontes são
relatados. Todos contêm armaduras
longitudinais ou cabos de protensão
para resistir ao esforço de flexão.
No entanto, pontes já foram cons-
truídas nas quais o CUAD resiste in-
tegralmente ao cisalhamento, sem a
necessidade de estribos. No Cana-
dá, apesar de algumas vigas terem
sido projetadas exclusivamente com
CUAD para construção de pontes
para pedestres, em todas as pontes
rodoviárias o CUAD foi utilizado ape-
nas nas ligações entre elementos
pré-moldados. Nos EUA há pontes
rodoviárias construídas utilizando
CUAD para tabuleiros em laje ner-
vurada em painéis pré-moldados,
vigas pré-moldadas e ligações.
Neste artigo apresenta-se uma
breve história sobre o uso do CUAD
no Canadá e nos Estados Unidos,
incluindo a descrição de alguns ca-
sos notáveis.
2.
BREVE HISTÓRIA
Desde 1997, quando a primeira
ponte em CUAD foi construída em
Sherbooke, noCanadá (Figura 1),
várias utilizações desse material fo-
ram observadas em construções em
todo o Canadá e nos Estados Uni-
dos. Os primeiros casos foram ele-
mentos pré-moldados leves, como
as coberturas para estação de trem
em Calgary – Canadá (2004), ou
prefabricados de pontes para pe-
destres, como a a de Calgary – Ca-
nadá (2007). Esses dois casos fo-
ram ensaiados na Universidade de
Calgary e são brevemente apresen-
tados adiante.
A primeira ponte rodoviária, a
ponte do Condado de Wapello Mars
Hill, foi concluída nos Estados Uni-
dos em 2006. O sistema estrutural
da ponte usa várias vigas longitu-
dinais, totalmente pré-fabricadas
como elementos únicos. A cons-
trução dessa ponte e casos subse-
quentes foram facilitados e acelerados
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Figura 1
Primeira ponte em CUAD,
construída em
Sherbooke-Canadá
(Perry, 2014)