CONCRETO & Construções | Ed. 87 | Jul – Set • 2017 | 53
foram realizados para determinar a
frequência de vibração natural, que
resultou em valores menores previs-
tos por um estudo anterior em ele-
mentos finitos. Uma visão geral da
cobertura da estação finalizada é
mostrada na Figura 3.
4. CASO 2: PONTE
PARA PEDESTRES
Uma viga pré-moldada de 33,6m
em seção T para uma ponte para
pedestres foi construída em Calgary
em 2007. A ponte estende-se atra-
vés de 8 pistas de tráfego. A viga
tem 1,1 m de altura no meio do vão
com tabuleiro de 3,6 m de largura e
pesa cerca de 100 toneladas. Barras
de fibra de vidro e de aço inoxidá-
vel foram utilizadas como armadura
passiva redundante, reforçando o
CUAD. Três seções de ponte foram
construídas e testadas estatica e di-
namicamente (fadiga) na Universida-
de de Calgary (Figura 4). Uma das
três seções foi construída sem qual-
quer reforço além das fibras. Todos
os exemplares tiveram bom desem-
penho nos ensaios, apresentando
o resultado intrigante da rigidez no
exemplar sem qualquer barra de ar-
madura ser maior do que a dos ou-
tros exemplares ensaiados. Os des-
locamentos medidos na seção sem
barra de armadura foram cerca de
25% dos medidos nas seções com
armaduras. A hipótese é que a pre-
sença de armadura pode ter altera-
do a orientação das fibras, reduzin-
do a rigidez na direção ensaiada. A
Tabela 2 indica algumas característi-
cas do CAUD utilizado nessa ponte.
A seção sem armadura foi en-
saiada a 3 milhões de ciclos de
carregamento e descarregamen-
to. Inicialmente a peça foi carrega-
da até fissurar e submetida a um
milhão de ciclos de carga na faixa
de carregamento esperado para a
ponte na situação de serviço, com
carga variando entre 5 e 20% da
carga de fissuração. Na sequência,
outra série de um milhão de ciclos
de carga foi realizada, com valores
variando entre 20 a 78% da carga
de fissuração. Após esse dois mi-
lhões de ciclos, nenhum crescimen-
to na abertura de fissura foi medi-
do. Um terceiro milhão de ciclo de
carga entre 30 e 128% da carga
u
Figura 2
Protótipo da cobertura em
escala real (Adeeb
et al.
, 2005)
u
Tabela 2 – Propriedades dos materiais
Propriedade
Resultado
Resultado
Concreto de ultra-alto
desempenho – após
tratamento térmico
Fibra de aço
Porcentagem por volume, %
2,0
Diâmetro, mm
0,2
Comprimento nominal, mm
13
Resistência à tração, MPa
2.500
Módulo de elasticidade, MPa
205.000
Resistência à compressão
MPa
#1: 222 ± 6
#2: 233 ± 5
#3: 234 ± 6
Resistência à tração na primeira fissure – MPa
8
Densidade kN/m
3
25
Resistência à tração N/mm
2
30 to 50
u
Figura 3
Cobertura da estação após
conclusão (Adeeb
et al.
, 2005)
u
Figura 4
Seção da ponte sendo ensaiada
(Parsekian
et al.
, 2008)