Revista Concreto & Construções - edição 87 - page 63

CONCRETO & Construções | Ed. 87 | Jul – Set • 2017 | 63
u
estruturas em detalhes
Práticas para qualificação
de macrofibra no concreto
ROBERTO DAKUZAKU
ADRIANA FALCOCHIO RIVERA
S. T
akashima
C
onsultoria
e
A
ssessoria
DENER ALTHEMAN
L
eonardi
C
onstrução
I
ndustrializada
1. INTRODUÇÃO
O
emprego de concreto refor-
çado com fibras (CRF) vem
tendo avanços significativos
na engenharia nacional. Com isso, torna-
-se necessário avançar nas práticas de
seu desenvolvimento e controle para di-
versas aplicações. Além da trivial aplica-
ção em pisos, há maior demanda para
aplicações no sistema de paredes de
concreto, revestimentos de túneis (como
revestimento primário projetado e revesti-
mento secundário moldado) e elementos
estruturais de maior volumetria, como pi-
sos especiais e paredes e lajes espessas.
O CRF com função estrutural foi
executado em trechos dos túneis ro-
doviários das obras de revitalização da
Área de Especial Interesse Urbanístico
(AEIU) da Região Portuária da Cidade
do Rio de Janeiro (Porto Maravilha),
usado na fabricação de segmentos de
concreto pré-moldado para o revesti-
mento de túnel escavado por máquina
tuneladora (TBM) nas obras de metrô
da Linha 5 Lilás do Metrô de São Paulo
e da Linha 4 Sul do Metrô do Rio de Ja-
neiro e, mais recentemente, está sendo
aplicado na concretagem do túnel de
blindagem do acelerador de partícula
do Projeto Sirius do Centro Nacional de
Pesquisa em Energia e Materiais do Mi-
nistério de Ciência, Tecnologia, Inova-
ções e Comunicações (CNPEM-MCT),
em Campinas, interior de São Paulo.
Esta obra, executada pela Racional
Engenharia, conta com túnel de blin-
dagem sobre piso monolítico de 0,90
m de espessura de concreto armado
reforçado com fibras, sendo suas pa-
redes e coberturas espessas também
em CRF, com espessura variável entre
0,80 m e 1,50 m. O túnel será constru-
ído sem juntas de dilatação e se cons-
tituirá, no término da concretagem, em
uma peça única com mais de 500m de
comprimento médio.
No revestimento de túneis do Porto
Maravilha, o concreto reforçado com
macrofibra polimérica substituiu as ar-
maduras no concreto moldado do re-
vestimento secundário e as fibras metá-
licas no concreto projetado aplicado no
revestimento primário (Figuras 1 e 2).
Na fabricação dos segmentos de
concreto pré-moldados armados para
revestimento dos túneis do metrô, a
finalidade de reforçar o concreto foi
de minimizar a quebra de cantos das
peças, durante o manuseio na fabrica-
ção, e a fissuração em trechos curvos,
durante a colocação dos segmentos
pela tuneladora.
No túnel de blindagem do acelerador
de partícula do Projeto Sirius, o uso da
u
Figuras 1 e 2
Concretagem de revestimento secundário de túnel com traço de
concreto bombeável reforçado com macrofibra polimérica em obra
do Porto Maravilha.
u
Figura 3
Piso especial do Projeto Sirius –
CNPEM (Centro Nacional de
Pesquisa em Energia e
Materiais) / Racional
1...,53,54,55,56,57,58,59,60,61,62 64,65,66,67,68,69,70,71,72,73,...116
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