46 | CONCRETO & Construções
u
estruturas em detalhes
Projeto de pavimento em
concreto protendido para
um terminal de contêineres
1. INTRODUÇÃO
O
s pavimentos portuários
geralmente estão sujeitos a
cargas elevadas e o dina-
mismo das movimentações nos portos
cria dificuldades para obras de manuten-
ção. Por isso, as soluções de pavimenta-
ção devem ter resistência e durabilidade.
As cargas variam em geometria
e intensidade, conforme a finalidade
do terminal portuário. No caso de um
terminal de contêineres como de Rio
Grande, destacam- se as seguintes
cargas: contêineres,
stackers
e guin-
dastes de pórtico sobre pneus (RTGs).
Os tipos de pavimentos tradicional-
mente utilizados em portos são: pedra
natural, concreto compactado a rolo,
placas de concreto, concreto armado e
blocos intertravados de concreto.
Os pavimentos de concreto podem
fornecer excelente desempenho, sob
grande variedade de condições opera-
cionais. No entanto, as juntas de dilata-
ção relativamente próximas constituem
pontos por onde pode ocorrer infiltra-
ção de água, o que provoca a perda de
partículas finas, tornando a sub-base
mais recalcável. Desse modo, a ação
das rodas dos veículos poderá cau-
sar tensões maiores no pavimento na
proximidade das juntas. Além disso, a
grande intensidade das cargas em um
terminal portuário exige placas de maior
espessura e, muitas vezes, requer o
uso de elevada taxa de armadura.
No pavimento rígido em concreto pro-
tendido, os esforços de tração são con-
trolados pela protensão, a qual comprime
o concreto, criando nele uma reserva de
tensão que permite uma redução sensí-
vel na espessura da placa. A placa assim
comprimida se constitui num pavimento
praticamente impermeável e sem trincas.
As juntas de dilatação, maior fonte de
quebras na placa convencional, podem
ser distanciadas até 150 m uma da outra
(SCHMID, 2005).
A protensão constitui um método
eficiente para diminuir o número de jun-
tas e reduzir o risco de fissuração na
placa. Assim, a protensão prolonga a
vida útil do pavimento, além de permitir
a redução da espessura da placa.
Este trabalho tem como objetivo
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Figura 1
Pátio do Tecon de Rio Grande – RS