Revista Concreto & Construções - edição 78 - page 85

CONCRETO & Construções | 85
devendo obedecer aos limites mínimos
permitidos para:
u
lajes em concreto armado
15mm;
u
demais peças em concreto armado
(vigas/pilares)
20mm;
u
peças em concreto protendido
25mm;
u
peças delgadas protendidas (te-
lhas/nervuras)
15mm;
u
lajes alveolares protendidas
20mm.
3. CONCLUSÃO
Especialmente pela produtivida-
de do sistema em pré-moldados de
concreto, sua aplicação cresce a cada
ano, como demonstram os dados
publicados nos anuários da ABCIC.
A maior produtividade está sempre
associada ao maior desenvolvimento
tecnológico da indústria (ver “Merca-
do Nacional” nesta edição). Há um
potencial de crescimento em estrutu-
ras destinadas à infraestrutura viária,
como pontes e viadutos, onde a pré-
-fabricação em concreto é largamen-
te utilizada, seja em países como Es-
panha e Holanda (FIGURA 7), seja no
Brasil (FIGURA 8), onde esta aplicação
tem se viabilizado em vãos bastante
expressivos, quando a obra está pró-
xima à indústria, compensando com
os custos de transporte e logística o
custo tributário, que é maior para pro-
dutos produzidos industrialmente pela
incidência do ICMS.
Ao concluir este artigo enfatiza- se
que o maior objetivo foi o de esclarecer
não somente os benefícios, mas tam-
bém os cuidados envolvidos no pro-
cesso de protensão, sem os quais o
desempenho da estrutura poderá ficar
comprometido. Os cuidados em rela-
ção à protensão devem estar previstos
desde o projeto e, em especial no caso
da pré-tração, considerando as espe-
cificidades das estruturas pré-molda-
das ou pré-fabricadas, a fim de evitar
manifestações patológicas. O controle
de qualidade, baseado nos requisitos
estabelecidos nas normas técnicas
aplicáveis e na “expertise” da indústria,
deve ser considerado mesmo no caso
de obras em que a produção dos ele-
mentos pré-moldados é realizada no
canteiro de obras. São de fundamental
importância o emprego de equipamen-
tos adequados e mão de obra capaci-
tada. A revisão da NBR 9062 – Projeto e
Execução de Estruturas Pré-moldadas
de Concreto – foi recentemente conclu-
ída no âmbito da comissão de estudos
ABNT e está sendo encaminhada para
consulta nacional. Os cuidados com
estruturas pré-moldadas e controle
das resistências iniciais também foram
incluídos na última revisão da ABNT
NBR 12655, prevendo-se os cuidados
adicionais para este tipo de estrutura já
definidos na NBR9062.
u
Figura 8
Montagem de vigas protendidas na obra do viaduto do complexo de
acesso ao porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro
[01] HELENE, Paulo. Concreto, Sustentabilidade e Pré-Moldado. In: 3 ENCONTRO NACIONAL DE PROJETO, PRODUÇÃO E PESQUISA DO CONCRETO PRÉ-
MOLDADO. São Carlos: USP, 2013
[02] ELLIOTT, K.S .and Jolly, C.K. Multi-storey Precast Concrete Framed Structures, Second Edition –WILEY Blackwell, UK 2013
[03] DONIAK, I.L.O.; GUTSTEIN, D. Concreto Pré-Fabricado. In: ISAIA, G.c.. Concreto Ciência e Tecnologia. 2. ed. São Paulo: IBRACON, 2011. p. 1569-1613.
[04] El DEBS, M.k. Concreto Pré- moldado Fundamentos e Aplicações. São Carlos: EESC –USP São Carlos, 2000.
[05] NEVILLE, A. M.. Propriedades do Concreto. 2. ed. São Paulo: Pini, 1997.
[06] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 6118 Projeto de estruturas de concreto. Rio de Janeiro, 2014, 238 p.
[07] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 9062. Projeto e Execução de Estruturas Pré-moldadas de Concreto. Rio de janeiro, 2006.
[08] ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 12655. Concreto de cimento Portland – Preparo, controle, recebimento e aceitação.
Rio de Janeiro, 2015.
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R E F E R Ê N C I A S B I B L I O G R Á F I C A S
BANCO DE IMAGENS DA ABCIC
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