Revista Concreto & Construções - edição 78 - page 80

80 | CONCRETO & Construções
Concreto protendido nas
estruturas pré-fabricadas
ÍRIA LÍCIA OLIVA DONIAK – P
residente
E
xecutiva
A
ssociação
B
rasileira
da
C
onstrução
I
ndustrializada
de
C
oncreto
- A
bcic
1. INTRODUÇÃO
O
uso da protensão em es-
truturas pré-moldadas de
concreto é fundamental,
não somente em relação aos critérios
de desempenho dos elementos estru-
turais, que serão abordados ao longo
do presente artigo, mas também em
relação à viabilidade da aplicação do
sistema, na medida em que possibilita
maior produtividade e aproveitamento
de “layout” nas plantas de produção.
Os métodos de produção têm evo-
luído continuamente nos últimos anos,
impulsionados especialmente pela busca
de um maior grau de automação. A ca-
rência de mão de obra qualificada, reali-
dade nos países europeus desde o pós-
-guerra, hoje está presente em diversos
países, incluindo o Brasil. A causa mais
provável está relacionada ao desenvolvi-
mento tecnológico, que motiva os jovens,
com acesso cada vez maior à informação
e aosmodernosmétodos de operaçãode
equipamentos, a buscarem, inclusive no
âmbito operacional, desenvolverem suas
atividades com mais inteligência e menor
esforço físico, valorizando sobremaneira
o aspecto da capacitação. A indústria de
estruturas pré-moldadas constitui- se em
um campo fértil para o desenvolvimento
tecnológico por tratar-se de um ambien-
te em que o planejamento, controle e
aumento de produtividade são inerentes
ao seu desenvolvimento. O grau de au-
tomação é o que diferencia a indústria
nacional, em termos de produção, da
indústria europeia. O sistema, chamado
“carrossel”, para produção de painéis e
lajes, nos quais os elementos em “pal-
lets” são transportados automaticamente
para cada fase de produção, apresenta
vantagens significativas em relação ao
sistema, ainda utilizado no mundo todo
e largamente adotado no Brasil, da pro-
dução em pistas, originalmente do inglês
“beds” ou “long lines”. As principais van-
tagens são: uma melhor organização da
produção, com o mínimo de intervenção
humana, e redução dos custos pelo fato
das operações individuais estarem cen-
tralizadas em estações de trabalho. Cada
etapa, planejada com todo o sistema de
controle e integrando os projetos, possi-
bilita não só a distribuição do concreto
de forma automática como também os
recortes de peças. Os sistemas carrossel
e pistas podem ser melhor entendidos a
partir das figuras 1 e 2 .
Em ambos os processos, a proten-
são é largamente empregada, associada
à produção de painéis e de lajes alveo-
lares, cujos equipamentos “slipformer”
ou “extruder” influenciam na dosagem e
u
industrialização da construção
u
Figura 1a
Fábrica de lajes alveolares em sistema carrossel, na Inglaterra.
(Arquivo Abcic: Missão Técnica 2008)
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