CONCRETO & Construções | Ed. 90 | Abr – Jun • 2018 | 39
trabalhar com a cura química, obser-
vando sempre se há resíduo do pro-
duto nas paredes, para não influen-
ciar na aderência do revestimento.
Ainda hámais duas causasmecânicas
para o aparecimento de fissuras. São elas:
u
Desforma com muito impacto, pro-
vocada pelo uso deficiente do des-
moldante ou pela utilização de ferra-
mentas inadequadas para a retirada
das fôrmas, principalmente nos can-
tos de janela e linha de espaçadores
(faquetas, gravatas ou cones);
u
Existência de vibrações no terreno
nos primeiros dias, causadas, por
exemplo, por impactos nas paredes
ou terraplanagem com rolo vibratório.
Os pontos preferenciais para o apa-
recimento dessas fissuras são:
u
Paredes muito longas, sem junta
de controle;
u
Cantos de portas e janelas;
u
Posição de eletrodutos (eletrodutos
mal posicionados, com poucos es-
paçadores, entre tela/eletroduto ou
tela/fôrma);
u
Juntas frias (horizontal entre pavi-
mentos, vertical entre concretagens
de dias consecutivos e inclinadas
entre concretagens de caminhões
sucessivos com intervalo após o iní-
cio de pega);
u
Fissuras no primeiro pavimento de-
vido à restrição de movimentação
imposta pela fundação;
u
Fissuras no último pavimento de-
vido à dilatação térmica da laje
de cobertura.
O ponto fundamental para diminuir a
fissuração é estudar o traço do concre-
to, com um consumo de finos maior e
uma relação a/c menor. Adicionalmente,
deve-se cuidar dos processos de cura
e utilizar compensador de retração e ou
fibras têxteis para aumentar a resistência
à tração nas idades iniciais, quando ainda
não se tem aderência entre a ferragem e
o concreto. Finalmente, pode-se pensar
na utilização de aditivos compensadores
de retração que praticamente zeram a
deformação imposta de longo prazo.
As obras que utilizam concreto com
traço bem estudado praticamente não
apresentam fissuras sistêmicas.
4. PLANEJAMENTO
Nas obras com paredes de concre-
to, um cuidado especial deve ser dado
ao planejamento, com estudos sobre a
logística a ser empregada, treinamento
de mão de obra de montadores, plano
de ataque e plano de controle da qua-
lidade. Com a velocidade da obra, esta
organização da produção é essencial.
Baseados nos projetos já devida-
mente concluídos e compatibilizados,
deve-se montar um plano de produção
detalhado e completo. Nesse momento,
é de grande ajuda que os projetos já te-
nham sido feitos em BIM, facilitando a
visualização simultânea, em 3D, de di-
ferentes sistemas e suas interferências.
u
Figura 1
Composição esquemática do concreto, sem e com a presença
de agregados finos
u
Figura 2
Aplicação de cura química
u
Figura 3
Eletroduto com espaçador