CONCRETO & Construções | 25
atividade de decomposição de ro-
chas, solos de mesma origem podem
ter comportamentos muito distintos
quando são formados, por exemplo,
na Serra do Mar ou no Planalto Cen-
tral. Portanto, suas propriedades
devem ser previamente conhecidas,
lembrando-se que nem sempre o
mesmo tipo de ensaio é adequado:
solos de natureza laterítica, típicos
de partes bem drenadas de regiões
tropicais úmidas, são melhor carac-
terizados pelos ensaios MCT (de
Miniatura, Compactado e Tropical)
enquanto que os saprolíticos, oriun-
dos da decomposição
in situ
de ro-
cha, são caracterizados pela meto-
dologia tradicional.
SUB-BASE (OU BASE)
A sub-base, que no passado foi
muito controversa, hoje é um ele-
mento fundamental para o piso, seja
sob o ponto de vista estrutural, ho-
mogeneizando a condição de supor-
te e controlando o bombeamento,
como funcional, agindo como uma
camada de isolamento, restringindo
a ascensão de umidade, facilitan-
do as aplicações do RAD. Podem
ser cimentadas, como brita gradu-
ada tratada com cimento, concreto
compactado com rolo, solo-cimen-
to, etc., mas mais comuns são as
estabilizadas granulometricamente,
como as britas graduadas.
BARREIRA DE VAPOR
As barreiras de vapor, formadas
por camadas impermeáveis, como
lonas plásticas ou imprimações im-
permeabilizantes, são geralmente
empregadas quando o projeto pre-
vê aplicação de RAD ou quando o
local apresenta problemas crônicos
oriundos de umidade ascendente.
De fato, a única garantia de não
ocorrência de patologias decorren-
tes de umidade, como bolhas, é a
presença deste componente, mas a
sua adoção deveria ser generalizada
por proteger o próprio concreto.
PLACA DE CONCRETO
A placa de concreto é, sem dú-
vida, o elemento estrutural mais im-
portante, pois é ela que vai absorver
todos os carregamentos do piso,
transferindo-os para a fundação, de
modo que esta trabalhe sempre no
regime elástico, isto é, sem defor-
mações permanentes. Além disso, é
a responsável pela ancoragem dos
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Figura 2
Preparação da sub-base
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Figura 3
Lona plástica – barreira de vapor