CONCRETO & Construções | 19
PARA SE CHEGAR A UM GUIA DE PROJETO NACIONAL PARA O
PAVIMENTO DE CONCRETO CONTINUAMENTE ARMADO, TEREMOS UM
TRABALHO DE PESQUISA QUE TOMA AO MENOS DE 5 A 10 ANOS,
PODENDO OCORRER ANTES POR FORÇA DE CONDIÇÕES FAVORÁVEIS
“
ainda especificação técnica para seu
dimensionamento estrutural, o que nos
obriga a reportar-nos ao
Mechanistic-
Empirical Pavement Design Guide
da
American Association of Highway and
Transportation Officials
, como em geral
os demais países sul-americanos o
fazem. Para se chegar a um guia de
projeto nacional para o pavimento
de concreto continuamente armado,
teremos um trabalho de pesquisa
que toma ao menos de 5 a 10 anos,
podendo ocorrer antes por força
de condições favoráveis. Contudo,
a literatura internacional descreve o
desempenho desses pavimentos como
o melhor comparado a todos os demais.
É empregado em diversos anéis viários e
rodovias interestaduais (em 40.000 km!)
nos EUA e também na Europa. Há que
se considerar que seu custo, segundo
um estudo americano para exemplificar,
resultou 46% maior que um pavimento
de concreto simples. A espessura de
concreto não muda basicamente (nos
EUA são empregados preferencialmente
de 280 a 320 mm com fct,f de 4 MPa),
sendo que o concreto trabalha à fadiga,
pois a densa armadura colocada não
resiste a esforços de tração pelo fato de
estar posicionada no banzo comprimido
do elemento estrutural (placa).
IBRACON
– O
utro
projeto
de
pesquisa
desenvolvido
por
seu
departamento
diz
respeito
ao
uso
de materiais
reciclados
e
de materiais
alternativos
na
produção
de
concretos
para
pavimentos
. O
que
os
resultados
desses
estudos
têm
apontado
quanto
à
viabilidade
técnica
e
econômica
desses
pavimentos
? E
m
sua
opinião
por
que
o mercado
tem
usado
com
parcimônia
os
agregados
reciclados
e
alternativos
na
confecção
de
pavimentos
? O
que
pode
ser
feito
no
B
rasil
para mudar
este
cenário
?
J
osé
T
adeu
B
albo
– Sempre que
se recicla algum grau de liberdade
se perde. No caso dos concretos,
dependendo dos agregados
alternativos, pode ocorrer redução
da resistência ou mesmo do módulo
de elasticidade (o que pode não ser
indesejável em alguns casos). Os
estudos, inclusive com a reciclagem
do concreto do pavimento do
rodoanel metropolitano Mário Covas
em 2010, comprovam ser possível
ajustar formulações que apresentam
desempenho semelhante àquela
de um concreto novo. Também já
empregamos borracha triturada, escória
granulada de alto forno, entulho de
construção e de demolição, fresados
asfálticos, e outros; em concretos
alternativos para bases de pavimentos
de concreto ou asfálticos essas
soluções se mostraram tecnicamente
justificáveis. Contudo, há restrições
econômicas importantes. Por exemplo,
os fornecedores de borracha triturada
muitas vezes têm suas plantas a
distâncias de transporte inviáveis para
determinadas obras rodoviárias. Já
os fresados asfálticos espacialmente
são bem distribuídos, pois as
rodovias e vias urbanas no Brasil são
predominantemente asfálticas. Para se
ter uma ideia, rodovias em concreto
construídas na década de 1930 na
Alemanha começaram a ser recicladas
para a reconstrução de pavimentos
de concreto na década de 1990.
Lá, porém, há muitas rodovias em
concreto, o que abre um mercado.
Em estudo que realizamos sobre o
potencial de emprego de concretos
reciclados de pavimentos para
confecção de novos concretos, o que
frustrou não foi concluir que o agregado
CRÉDITO: ARQUIVO PESSOAL DE J. T. BALBO
Fissura de retração longitudinal
em terminal de ônibus