Revista Concreto & Construções - edição 81 - page 22

22 | CONCRETO & Construções
o
B
rasil
poderá
se
beneficiar
do
emprego
dessas
novidades
e
práticas
?
J
osé
T
adeu
B
albo
– Para o meio
viário urbano a conferência teve muita
informação sobre os pavimentos de
concreto permeáveis. Além disso,
muito se discutiu sobre as ciclovias
e os materiais atinentes a essa
modalidade de transporte. Reciclagem
também entrou na temática, bem
como as melhorias que se tem
buscado na Europa em termos do
emprego dos pavimentos de concreto
continuamente armados.
IBRACON
– C
omo membro
da
C
omissão
de
M
odernização
do
C
urso
de
G
raduação
em
E
ngenharia
C
ivil
e
do
C
iclo
B
ásico
de
E
ngenharia
,
quais
têm
sido
suas
principais
propostas
na
C
omissão
? E
m
sua opinião
,
o que
poderia
ser melhorado
no
currículo
das
escolas
de
engenharia
em
relação
a
informações
sobre
pavimentos
de
concreto
?
J
osé
T
adeu
B
albo
– As alterações na
grade de ensino de engenharia da
Escola Politécnica da USP (EPUSP)
foram uma grande paixão no meu
trabalho acadêmico recentemente.
Aprimoramos o Ciclo Básico dos
engenheirandos, que possui sua última
disciplina no terceiro ano do curso. Em
contrapartida, os engenheiros, e não
somente os civis, já têm contato com ao
menos uma disciplina de habilitação a
partir do primeiro ano. Há um bloco de
disciplinas de Ciências de Engenharia
(Mecânica, Fluidos, Geomecânica,
Ambiente, etc.), que segue até o terceiro
ano. As disciplinas de habilitação vão
até o quarto ano. Fizemos isso com
uma redução média de 18% da carga
horária anteriormente dada, para que o
estudante de engenharia conseguisse
a formação básica até o quarto ano.
Durante os quatro anos iniciais os
estudantes devem selecionar nove
disciplinas optativas que podem ser
cursadas a livre escolha, inclusive em
qualquer outro curso de graduação
da USP, permitindo uma mobilidade
altamente salutar do estudante, que
agora pode adquirir conhecimentos em
Direito, em Marketing, em Biologia, em
Climatologia, onde desejar. O quinto
ano é um ano de especialização. Nesse
último ano o estudante cumpre um
bloco de disciplinas fechado que lhe
permite especializar-se em Construção
Civil, em Hidráulica, em Estruturas, em
Transportes e, além disso, o estudante
poderá escolher um quinto ano
especializado, por exemplo, em Energia
(oferecido pela Engenharia Elétrica) ou
em Produção (oferecido pela Engenharia
de Produção), para exemplificar. Isso
nos dá uma perspectiva de termos
egressos com visão mais ampla sobre
sua profissão, sua área, sua cidade,
seus problemas, seu país, seu mundo,
e se quisermos, sobre o Universo para
aqueles que optarem por fazer uma
disciplina em Cosmologia ou Astrofísica.
Essa nova estrutura de cursos,
acreditamos, não apenas coloca um
engenheiro mais aberto para o mercado,
como também aumentará a busca por
vagas na EPUSP. Acredito que essas
mudanças serão baliza futura para
OCORRE QUE NA ÁREA DO PAVIMENTO DE CONCRETO A
NORMALIZAÇÃO É MÍNIMA, PARA UM SISTEMA CONSTRUTIVO
QUE REQUER INÚMEROS DETALHES E CUIDADOS CONSTRUTIVOS,
O QUE FAZ O ENGENHEIRO DE OBRAS OU DE PROJETOS, ÓRFÃO
Prof. Balbo aponta junta em pavimento de concreto da BR 101 PE
CRÉDITO: ARQUIVO PESSOAL DE J. T. BALBO
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