18 | CONCRETO & Construções
O ESTUDO E DESENVOLVIMENTO DESSAS SOLUÇÕES
[PAVIMENTOS RÍGIDOS, HÍBRIDOS E SEMIRRÍGIDOS] PARA AS
CONDIÇÕES BRASILEIRAS É FUNDAMENTAL PARA TERMOS
RODOVIAS DE MELHOR DURABILIDADE
“
“
pavimentos
é
importante
? Q
uais
são
suas
principais
aplicações
?
J
osé
T
adeu
B
albo
– Tradicionalmente,
os engenheiros rodoviários entendem
por pavimentos rígidos aqueles
que possuem revestimento em
concreto; isso não é completamente
justificável, pois os blocos de concreto
intertravados sobre bases granulares
são flexíveis, para exemplificar.
Prefiro chamá-los de pavimentos
de concreto quando esse material
é seu revestimento. Quando a base
é em concreto e o revestimento de
algum tipo asfáltico, os pavimentos
são denominados híbridos e são
também rígidos. Os pavimentos
semirrígidos são aqueles que possuem
revestimento asfáltico e base ou sub-
base, ou ambas, com algum material
estabilizado com ligante hidráulico,
que não é concreto. O estudo e
desenvolvimento dessas soluções para
as condições brasileiras é fundamental
para termos rodovias de melhor
durabilidade. Para o tráfego pesado
temos de pensar em pavimentos de
concreto ou em pavimentos híbridos.
Para situações de médio volume de
tráfego, os pavimentos semirrígidos
hoje necessitam de melhorias
profundas concernentes às bases
cimentadas, pois elas têm revelado
baixa durabilidade; mas há muito o
que podemos fazer para melhorá-las
e termos resultados mais positivos no
futuro próximo. As aplicações desses
tipos de pavimentos são amplas em
rodovias, vias urbanas e BRT (Bus
Rapid Transit) graças à evolução da
tecnologia de misturas asfálticas de
elevado desempenho para suportar
tráfego pesado.
IBRACON
– R
ecentemente
tem
se
dedicado
ao
pavimento
de
concreto
continuamente
armado
,
com
a
recém
-
inaugurada
pista
experimental
na
USP.
O
que
é o
pavimento
de
concreto
continuamente
armado
? Q
uais
suas
vantagens
em
relação
ao
pavimento
de
concreto
simples
e
armado
? D
e
que
forma o
pavimento
de
concreto
continuamente
armado
pode
contribuir
com o mercado
de
pavimentação
no
B
rasil
? Q
ual
é o
propósito
da
pista
experimental
com
concreto
continuamente
armado
da
USP? Q
ual
é
sua
expectativa
de quando
e
como
os
resultados
aferidos
com
a
pista
experimental
poderão
servir
de
base
para
as
decisões
de mercado quanto
aos melhores
tipos
de
pavimentos
a
ser
empregados
segundo
as
diferentes
situações
de
implantação
?
J
osé
T
adeu
B
albo
– Gostaria nesse
ponto que o leitor seja direcionado ao
meu artigo nessa edição, que responde
grande parte dessas importantes
questões. Temos de considerar que
a semente foi plantada no Brasil
para que se comece a empregar tal
tipo de solução. Contudo, não há
Degrau em junta transversal em rodovia
CRÉDITO: ARQUIVO PESSOAL DE J. T. BALBO