Revista Concreto & Construções - edição 81 - page 20

20 | CONCRETO & Construções
reciclado custaria 20% a mais, mas
sim, que o potencial econômico de
reciclagem de pavimentos de concreto
no Brasil praticamente não justifica
a importação de recicladoras
in situ
de alta tecnologia e capacidade
produtiva. Este é um mercado que
dificilmente terá futuro. Apenas com
rígidas políticas de emprego de
agregados reciclados (como nos EUA,
onde se exige emprego de frações
mínimas de fresados asfálticos para
os recapeamentos de rodovias), é que
haverá impulso nesse mercado.
IBRACON
– C
omo
consultor
de
projetos
de
pavimentação
em
concreto
para
portos
,
aeroportos
,
rodovias
e
pisos
industriais
,
as
decisões
quanto
ao
tipo
de
pavimento
empregado
,
ao
projeto
e
à
execução
desses
pavimentos
têm
sido
acertadas
? Q
ual
sua
avaliação
das
tecnologias
de
pavimentação
atualmente
ofertadas
no
mercado
nacional
,
tanto
às
relativas
aos
produtos
/
equipamentos
quanto
aos
serviços
? F
ibras
plásticas
são
uma
alternativa
para
barras
de
aço
em
pavimentos
,
pisos
industriais
,
estacionamentos
,
capeamentos
de
lajes
pré
-
moldadas
,
ou
apenas
uma
complementação
visando
redução
de
retração
?
J
osé
T
adeu
B
albo
– Temos deficiências
gritantes no que tange à pavimentação
em concreto no Brasil. Começa pelo
fato de não termos consolidado, em
nível federal e estadual, norma de
projeto adequada às condições do
Brasil. Concordo que na urgência
de obras algo tem que ser usado;
porém o “urgente é inimigo do
importante”. O método empregado
para projetos é uma “receita de bolo”
facilmente utilizável por estudantes
secundaristas. Na ausência de
normalização para projeto estrutural,
o que teria de ser empregado, sem
espaço para sofismas, é o
Mechanistic-
Empirical Pavement Design Guide
da
American Association of Highway and
Transportation Officials
. Aqui no Brasil
um método parece ser consolidado
se a espessura do material resulta
menor, e isso não só para pavimentos
de concreto. Não há certificação para
a mão de obra na grande maioria dos
casos e os problemas de execução
são múltiplos. Dessas críticas pode-se
excluir o setor de pisos industriais, que
atua para a iniciativa privada e não para
órgãos de governo; isso me faz pensar
que “quem é dono cuida”.
Atualmente se verifica um grande
avanço nas tecnologias de
pavimentação asfáltica, com emprego
de novos materiais, como misturas
O POTENCIAL ECONÔMICO DE RECICLAGEM DE PAVIMENTOS
DE CONCRETO NO BRASIL PRATICAMENTE NÃO JUSTIFICA A
IMPORTAÇÃO DE RECICLADORAS IN SITU DE ALTA TECNOLOGIA
E CAPACIDADE PRODUTIVA
Espalhamento e adensamento do concreto por pavimentadora pilotada pelo
Prof. Balbo
CRÉDITO: ARQUIVO PESSOAL DE J. T. BALBO
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