Revista Concreto & Construções - edição 84 - page 80

80 | CONCRETO & Construções
conforme se apresenta na Figura 23,
verifica-se uma redução considerável
do momento fletor solicitante no mas-
tro submetido às cargas permanente
e acidental em aproximadamente 85%
quando se comparam os resultados
das Figuras 21 e 29. Para a condição
em que há somente peso próprio, a re-
dução é de aproximadamente 81%.
Os resultados são apresentados
nas Figuras 24 a 29.
3.5.1 Verificação da seção
de apoio sob torção
Apresenta-se aqui uma breve ve-
rificação da seção do tabuleiro para o
máximo momento torsor encontrado.
A resistência decorrente das diago-
nais comprimidas de concreto é obtida
pela combinação de torção com força
cortante que agem concomitantemente
na seção (equação 8).
[8]
sd
sd
Rd2
Rd2
V T 1
V T
+ £
onde:
[9]
Rd2
v2
w
V 0, 27.α .fcd.b .d
=
( )
Rd2
v2
e e
T 0,5.α .fcd.A .h .sen 2θ
=
a
v2
= 1 – fck/250, com fck em MPa;
q
: ângulo de inclinação das diagonais
de concreto, considerado como 45˚;
A
e
: área limitada pela linha média da
parede da seção vazada, real ou equi-
valente, incluindo a parte vazada, igual
a 1,94 m² para as seções junto aos
apoios;
h
e
: espessura equivalente da parede da
seção vazada, real ou equivalente, no
ponto considerado, igual a 0,2 m nas
seções junto aos apoios;
b
w
.d: simplificadamente adotado como
u
Figura 21
Momento fletor no mastro devido
a cargas permanentes e acidentais
– modelo com temperatura
u
Figura 20
Momento fletor no mastro devido
a cargas permanentes – modelo
com temperatura
u
Figura 22
Excentricidades na base do
mastro – vista em planta
e
(g)
e
(g+q)
V
(g)
V
(g+q)
u
Figura 23
Estrutura com deslocamento
de mastro
u
Figura 24
Deslocamentos verticais no
tabuleiro devidos ao peso próprio
– modelo com deslocamento
de mastro
u
Figura 25
Momento fletor no tabuleiro
devido a cargas permanentes
e acidentais – modelo com
deslocamento de mastro
u
Figura 26
Momento torsor no tabuleiro
devido a cargas permanentes
e acidentais – modelo com
deslocamento de mastro
u
Figura 27
Esforço cortante no tabuleiro
devido a cargas permanentes
e acidentais – modelo com
deslocamento de mastro
1...,70,71,72,73,74,75,76,77,78,79 81,82,83,84,85,86,87,88,89,90,...100
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