Revista Concreto & Construções - edição 79 - page 39

CONCRETO & Construções | 39
HELENA: “É SEMPRE IMPORTANTE O ESTUDANTE E
O PROFISSIONAL PARTICIPAREM DE CONGRESSOS E
DE CURSOS DE ATUALIZAÇÃO, POIS A GERAÇÃO DE
CONHECIMENTO É MUITO DINÂMICA”
LABITECC, construído em concreto pré-moldado, onde se observam a ponte
rolante e o pórtico de reação
durabilidade. Isto permitirá a realização
de novas pesquisas nessa temática.
IBRACON
– O
ensino
de
graduação
de
engenharia
civil
tem
focado
devidamente
a
questão
da
durabilidade
nas
obras
,
ou
se
fazem
necessários
cursos
de
atualização
e
eventos
que
complementem
essa
formação
?
H
elena
C
arasek
– Esta é uma
pergunta complexa de responder,
pois acredito que dependa
muito da grade curricular de
cada universidade, que, por sua
vez, é função do seu quadro de
professores. Falando especificamente
da EEC-UFG, nós contemplamos
em algumas disciplinas essa
temática, tanto na graduação como
na pós-graduação. A questão
da durabilidade das estruturas é
abordada na nossa graduação desde
as disciplinas básicas de Materiais
de Construção (ministrada pelo
Oswaldo) e de Construção Civil
(ministrada por mim), assim como,
de forma mais direta, na disciplina de
Patologia e Terapia das Construções
(esta disciplina foi instituída na grade
curricular da engenharia em 1992,
quando o Oswaldo foi contratado
na UFG; desde essa época, ela tem
sido ministrada por ele ou por mim
todos os anos). Assim, o aluno da
UFG sai com um bom conhecimento
básico no tema. Já em nível de
mestrado, temos uma disciplina
específica de durabilidade das
estruturas de concreto. Além disso,
são várias as pesquisas que vêm
sendo desenvolvidas ao longo dos
anos na EEC sobre durabilidade do
concreto, das quais, também, alunos
de graduação têm oportunidade
de participar. Mesmo assim,
sempre é importante o estudante e
também o profissional participarem
de congressos e de cursos de
atualização, pois a geração de
conhecimento é muito dinâmica.
IBRACON
– C
onsiderando
que
a
H
elena
orientou
mais
de
40
dissertações
de
mestrado
,
vocês
acham
que
esses
trabalhos
ajudam
na
formação
do
futuro
engenheiro
?
H
elena
C
arasek
– Sem dúvida
nenhuma. Um traço marcante
das nossas carreiras na UFG (do
Oswaldo e a minha) é a orientação
de alunos em todos os níveis
(iniciação científica, trabalho final
de curso, mestrado e monografia
de especialização). Nós dois juntos
já orientamos mais de 300 alunos
nos diversos níveis. Eu partilho dos
preceitos do filósofo do Império
Romano Sêneca, que afirmou
que “os progressos obtidos por
meio do ensino são lentos; já os
obtidos por meio de exemplos
são mais imediatos e eficazes”.
Nesse sentido, sempre me esforço
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