CONCRETO & Construções | 45
barreiras ou revestimentos protetivos,
ou seja, o concreto bem especificado e
executado é suficiente para promover a
estanqueidade.
As dimensões dos elementos estru-
turais impostas pelo projeto básico da
obra resultaram em um Projeto Estrutu-
ral Executivo densamente armado, onde
a dificuldade de concretagem tornou-se
outro grande desafio, exigindo grande
esforço de montagem de fôrmas e ar-
maduras, com pouco ou nenhum espa-
ço para vibração e adensamento ade-
quados do concreto (Figura 7).
Esta característica, somada às for-
mas diversas dos elementos estruturais,
consistiu um grande inconveniente para
o emprego de um concreto convencional.
Diante disso, fez-se necessário pro-
ceder com a elaboração de um con-
creto especial, fino, fluido e com maior
plasticidade, além de teor de argamas-
sa e granulometria compatíveis com as
necessidades do projeto.
Neste contexto, o concreto au-
toadensável é um material que pode
atender a todos estes requisitos, pois
é capaz de fluir e autoadensar pelo seu
peso próprio, preenchendo adequa-
damente as fôrmas e envolvendo em-
butidos (armaduras, dutos e insertos),
enquanto mantém sua homogeneidade
(ausência de segregação) nas etapas
de misturas, transporte, lançamento e
acabamento (
ABNT NBR 15823:2010
).
Este concreto apresenta um equi-
líbrio entre elevada fluidez e moderada
viscosidade, obtido através da utilização
de aditivos superplastificantes e agre-
gados com menores granulometrias, e
também pode representar produtividade
e redução de mão de obra. Nesta obra,
foram empregados 14.736m³ de concre-
to autoadensável, 1.840m³ de concreto
fluido (abatimento > 220mm) e 872m³ de
concreto convencional bombeável (abati-
mento entre 100mm e 160mm).
3. PROJETO, INSUMOS E
PROCEDIMENTO EXECUTIVO
3.1 Projeto: dimensionamento
estrutural e modelos de cálculo
O projeto estrutural executivo foi
elaborado pela FHECOR DO BRASIL, a
partir de um projeto básico já existente.
Para determinar as cargas emprega-
das no dimensionamento estrutural foi
utilizada a norma vigente para estruturas
de edificações
ABNT NBR 6120:1980.
Versão corrigida: 2000
. As cargas con-
sideradas foram as seguintes:
u
Cargas permanentes: incluem as
cargas de peso próprio dos dife-
rentes elementos estruturais, assim
como as cargas permanentes dos
pavimentos e divisórias, além dos
u
Figura 7
Aquário do Pantanal: trechos de armadura de vigas e lajes
“Arquitetura inovadora e significativa que
a todos deve empolgar. Imbuídos de
entusiasmo para o início do funcionamento
do Complexo, que além de evidenciar os
animais (peixes, jacarés, etc.), ressalta a
grande importância do meio ambiente,
agregando pesquisa da biodiversidade e
contribuição para os aspectos turísticos,
educativos, culturais e sociais”.
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