CONCRETO & Construções | 67
das expansões verticais devidas à RAA
nos elementos de concreto, confirman-
do-se a eficiência do sistema de reforço
no controle das deformações por RAA.
5. CONCLUSÃO
Em termos gerais, pode-se realizar
análises de campos acoplados para a
interação dos problemas térmico e de
transporte de massa com o estrutural.
Como os campos de temperatura e
de umidade não são afetados pelos
deslocamentos estruturais, sugere-se
resolver um problema estrutural incre-
mental com influência indireta dos fa-
tores intervenientes.
O modelo matemático não line-
ar proposto permite a descrição dos
mecanismos deletérios dos elementos
de concreto afetados pela RAA. Os
resultados numéricos apresentaram
boa correlação com os resultados ex-
perimentais, ressaltando a importância
da calibração e validação do modelo
matemático.
O MEF, desde seus primeiros de-
senvolvimentos e aplicações na década
de 60, consagrou-se como o método
mais eficaz para resolver problemas da
mecânica do contínuo, e continua nos
dias atuais como um método dominan-
te da Mecânica Computacional.
Algoritmos iterativos dotados de
poderosas ferramentas de conver-
gência, formulações de métodos sem
malha, elementos especiais de múltiplo
propósito, critérios de resistência de
novos materiais inovadores, algoritmos
rápidos de otimização estrutural e efi-
cientes para retroanálise permitirão fa-
cilitar a modelagem estrutural do con-
creto afetado pela RAA.
Particularmente no caso da modela-
gem da RAA, propriedades mecânicas e
químicas adequadas dos materiais afeta-
dos por RAA são difíceis de adquirir, os
u
Figura 8
Expansão vertical no bloco devida à RAA (a) um ano após a identificação
da RAA; (b) um ano após o reforço por encamisamento metálico
a
b
u
Figura 9
Expansão vertical no pilar devida à RAA (a) um ano após a identificação da
RAA; (b) um ano após a instalação do reforço por encamisamento metálico
a
b
u
Figura 10
Tensões principais mínimas
s
3 da camada externa do pilar (a) um ano
após a identificação da RAA (b) um ano após a instalação do reforço por
encamisamento metálico
a
b