CONCRETO & Construções | 51
u
pesquisa e desenvolvimento
Metodologia laboratorial para
avaliação de expansão em
estruturas afetadas por RAA
1. INTRODUÇÃO
E
ste texto apresenta uma
proposta de metodologia
para avaliar o tempo rema-
nescente até a estabilização das ex-
pansões decorrentes da reação álca-
li/sílica-agregado (RAA). Os estudos
foram baseados nos resultados de
ensaios realizados em testemunhos
extraídos de estruturas de concreto
afetadas por esse fenômeno.
Os estudos e resultados usados
nesta publicação foram desenvolvi-
dos através de um conjunto de ações
adotadas para atestar a segurança
do tráfego de mais de 12.000 veícu-
los diários sobre a Ponte do Mar Pe-
queno, construída no início dos anos
80, pertencente ao complexo de vias
expressas Imigrantes, operada pela
Ecovias, sob regime de Concess
ão
desde 1998.
A ponte do Mar Pequeno é com-
posta por duas vias duplas de 11 m
de largura cada uma, com compri-
mento de 1013 m. Foi construída so-
bre o Canal Santos-São Vicente, na
orla do Oceano Atlântico, ou seja, em
ambiente marítimo, com temperatura
média anual de 22,3
°
C.
A ponte consiste em 33 vãos
isostáticos, com tabuleiros tipo gre-
lha, cada um com 4 (Pista Sul) ou 5
(Pista Norte) longarinas.
Cada um dos 28 apoios interme-
diários da ponte é constituído por um
único pilar, de seção variável, apoia-
do sobre um bloco de fundação com
8 a 12 estacas de concreto e cami-
sa metálica. Os apoios centrais são
constituídos por pilares duplos, apoia-
dos também sobre blocos de fundação
e estacas. Nos encontros, os apoios
consistem em uma viga associada ao
bloco de fundação, sem segmento de
pilar. A Figura 1 ilustra a ponte.
FRANCISCO RODRIGUES ANDRIOLO – D
iretor
T
écnico
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ngenharia
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MARCO ANTONIO CAMARGO JULIANI – D
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• DANIELA C. LEMES DAVID – E
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TIAGO MARRARA JULIANI – E
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Figura 1
Vista da ponte sobre o Mar Pequeno na baía de Santos, sobre o canal
Santos – São Vicente