CONCRETO & Construções | 123
u
normalização técnica
Histórico das normas
brasileiras para cargas
móveis em projetos
de pontes e viadutos
1. INTRODUÇÃO
O
presente artigo apresenta um
histórico das normas técnicas
nacionais relativas à conside-
ração das cargas móveis (que irão originar
as ações acidentais) emprojetos de pontes
e viadutos. A primeira norma nacional foi
editada na década de 40 e tomou como
referência as antigas normas alemãs DIN.
2. PERÍODO DE 1946 A 1960
(NB6)
No período compreendido entre
1946 e 1960, as considerações sobre
carga móvel em pontes rodoviárias
eram realizadas de acordo com a nor-
ma NB6*. Tais considerações são defi-
nidas nos itens (1.1) e (1.2).
2.1 Classes
As pontes rodoviárias são agrupa-
das em três classes:
u
Classe I: Pontes situadas em estra-
das-tronco federais e estaduais ou
nas estradas principais de ligação
entre esses troncos;
u
Classe II: Pontes situadas em es-
tradas de ligação secundárias, mas
nas quais, atendendo a circunstân-
cias especiais do local, haja conve-
niência em se prever a passagem
de veículos pesados;
u
Classe III: Pontes situadas em es-
tradas de ligação secundárias não
incluídas na classe II.
2.2 Trem-tipo
Denomina-se trem-tipo o conjunto
do carregamento móvel a ser aplicado
à estrutura em sua posição mais des-
favorável para cada seção de cálculo
e combinação de carregamento. Os
trens-tipo compõem-se de compres-
sores, caminhões e multidão, conforme
apresentado na Figura 1.
A multidão representa o tráfego de
veículos de pequeno porte que pode
JÚLIO TIMERMAN – C
oordenador
de
C
omissões
de
E
studos
de
D
iversas
N
ormas
B
rasileiras
,
dentre
as
quais
está
inclusa
a
ABNT NBR 7188
u
Figura 1
Compressor e caminhão utilizado no trem-tipo (ABNT NB6/1946))
* E
m
1946
foi
publicada
a
primeira
versão
da
NB6,
sendo
revisada
em
1950,
de
forma
a
contemplar
os
caminhões
de
12
t
no
trem
-
tipo
da
C
lasse
I.