Revista Concreto & Construções - edição 80 - page 125

CONCRETO & Construções | 125
3.1 Classes
u
Classe 36: Em rodovias de caracte-
rísticas da Classe I;
u
Classe 24: Em rodovias de caracte-
rísticas da Classe II;
u
Classe 12: Em rodovias de caracte-
rísticas da Classe III.
3.2 Trem-tipo
Os trens-tipo compõem-se de um
veículo e de cargas uniformemente
distribuídas constantes da Tabela 3 e
dispostos como mostrado nas Figuras
2 e 3.
Os veículos são de três tipos com
características apresentadas nas Tabe-
las 3 e 4. A área ocupada pelo veículo é
retangular, com 3,0 m de largura e 6,0
m de comprimento. Tem-se dois tipos
de cargas uniformemente distribuídas,
com intensidade
p
e
p’
, como mostra
a Figura 3.
O trem-tipo, sempre orientado na
direção do tráfego, deve ser coloca-
do na posição mais desfavorável para
o cálculo de cada elemento, não se
considerando a carga do eixo ou da
roda que produza redução de esforços
solicitantes. Para o cálculo de placas,
longarinas e transversinas junto às bor-
das do estrado, é obrigatório encostar
a roda do veículo-tipo no guarda-rodas.
A carga
p
deve ser aplicada na faixa
longitudinal correspondente ao veículo
na parte não ocupada por este e a carga
p’
na parte restante da pista de rolamen-
to e nos passeios, como mostra a Figura
3. Nos casos em que os guarda-rodas
tiverem altura superior a 25 cm, conta-
dos a partir da borda de pavimentação
da pista, e ocuparem faixa de largura
útil de, no máximo, 75 cm, não se deve
dispor carga devido à multidão na faixa
ocupada por ele. Nos outros casos, a
multidão deve ser considerada na faixa
ocupada pelo guarda-rodas. Quando
se tratar de ponte com refúgios centrais
elevados, em rodovias de mais de uma
pista, é obrigatório o carregamento des-
sa área, com carga
p’
.
No cálculo dos arcos ou vigas
principais com 30 m ou mais de vão,
permite-se, ainda, substituir as cargas
concentradas do veículo por carga
igual, mas uniformemente distribuída,
disposta sobre área retangular ocupa-
da pelo mesmo.
4. PERÍODO DE 1984 ATÉ 2013
(NBR 7188/84)
No período de 1984 a 2013, as
u
Tabela 3 – Valores para obtenção do veículo-tipo segundo a NB6/60 (ABNT, 1960)
Classe da ponte
Veículo
Carga uniformemente distribuída
Classe da
rodovia
Tipo
Peso total (tf)
p (kg/m²)
p’ (kg/m²)
Disposição
da carga
36
36
36
500
300
– Carga p à frente
e atrás do veículo.
– Carga p’ no
restante da pista
e passeios.
Classe I
24
24
24
400
300
Classe II
12
12
12
300
300
Classe III
u
Tabela 4 – Valores característicos para os veículos segundo a NB6/60
(ABNT, 1960)
Unid.
Tipo 36
Tipo 24
Tipo 12
Quantidade de eixos
Eixo
3
3
2
Peso total do veículo
t
36
24
12
Peso de cada roda dianteira
t
6
4
2
Peso de cada roda traseira
t
6
4
4
Peso de cada roda intermediária
t
6
4
Largura de contato b
1
de cada roda dianteira
m
0,45
0,35
0,20
Largura de contato b
3
de cada roda traseira
m
0,45
0,35
0,30
Largura de contato b
2
de cada roda intermediária
m
0,45
0,35
Comprimento de contato de cada roda
m
0,20
0,20
0,20
Área de contato de cada roda
0,20 x b
0,20 x b
0,20 x b
Distância entre eixos
m
1,50
1,50
3,00
Distância entre os centros
de roda de cada eixo
m
2,00
2,00
2,00
1...,115,116,117,118,119,120,121,122,123,124 126,127,128,129,130,131,132,133,134,135,...164
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