CONCRETO & Construções | 131
experientes e qualificados para determi-
nadas atividades.
O Quadro 1 mostra as exigências
de escolaridade e tempo de experiên-
cia profissional estabelecidas na ABNT
NBR 15146-3. Como é possível cons-
tatar, não apenas a demonstração de
capacitação técnica em exame teórico
de avaliação dos candidatos é suficien-
te para garantir a certificação, pois o
profissional deve também demonstrar
formação e experiência compatíveis
com as funções previstas na Norma.
Como se observa, as exigências
relativas à escolaridade e à experiên-
cia profissional crescem à medida que
a responsabilidade da função exercida
aumenta. Com isso, a Norma prevê um
programa básico de treinamento, que
pode ser ministrado em escolas de for-
mação e aperfeiçoamento, cursos téc-
nicos ou na própria unidade fabril, des-
de que contemple os tópicos exigidos
na ABNT NBR 15146-3.
Os conhecimentos requeridos para
os candidatos em cada categoria profis-
sional incluem uma base normativa que
compreende os principais documentos
relacionados a cada uma das funções.
Assim, devem ser atendidas as Normas
Brasileiras para a coleta e os ensaios de
insumos utilizados na produção (cimen-
to, agregados, aditivos, água, insertos,
aço de armadura passiva e/ou ativa),
bem como para a aprovação do con-
creto a ser utilizado (ensaios no estado
fresco e endurecido) e para a aprovação
do produto pronto (verificação dos ele-
mentos pré-fabricados).
Todo esse conjunto de exigências
deve ser cumprido de forma real, con-
siderando não apenas a coleta e a rea-
lização dos ensaios, mas especialmen-
te sua correta interpretação, visando o
aprimoramento dos processos e a quali-
dade dos produtos.
No caso do Inspetor de Estruturas de
Concreto, os requisitos da ABNT NBR
15146-3 abrangem também itens relati-
vos ao projeto e à execução das estrutu-
ras. O Anexo A dessa Norma detalha os
conhecimentos específicos exigidos nas
áreas de capacitação técnica de cada
uma das categorias profissionais.
Além do exposto, o programa de
treinamento deve conter noções básicas
relativas aos itens a seguir relacionados:
u
segurança do trabalho conforme legis-
lação vigente (Normas Regulamenta-
doras - NR 04, NR 05, NR 07, NR 18);
u
uso de equipamentos de proteção
individual (EPI);
u
metrologia e calibração de equipa-
mentos;
u
noções básicas de matemática/cál-
culo (média, desvio-padrão, volume,
área, densidade e consumo);
u
manuseio de equipamentos de me-
dição em laboratório;
u
noções de acreditação de labo-
ratório de ensaio, conforme a
ABNT NBR ISO/IEC 17025;
u
termos básicos do Vocabulário Inter-
nacional de Metrologia (VIM);
u
regras para arredondamento e alga-
rismos significativos;
u
gestão ambiental e responsabilidade
social;
u
Quadro 1 – Requisitos mínimos de escolaridade + experiência profissional
Categoria
Alternativa A
(soma da formação e experiência)
Alternativa B
(soma da formação e experiência)
Alternativa C
(soma da formação e experiência)
Formação
Experiência
na função
Formação
Experiência
na função
Formação
Experiência
na função
Tecnologista e Inspetor
Superior 1
≥
1 ano
Técnico 2
≥
2 anos
Ensino médio
≥
3 anos
Laboratorista
Técnico 2
≥
6 meses
Ensino médio
≥
1 ano
Ensino
fundamental
≥
2 anos
Auxiliar
Ensino médio
≥
6 meses
Ensino
fundamental
≥
1 ano
Ensino fundamental
incompleto
≥
18 meses
1
Estudantes e graduados em engenharia civil, arquitetura e tecnologia em construção civil.
2
Técnico em edificações (ensino profissionalizante técnico em construção civil). Os candidatos devem apresentar comprovação de conclusão das disciplinas “Resistência dos Materiais” e “Materiais
de Construção”.
3
4ª série do ensino fundamental.
u
Figura 3
Rompimento de corpo de prova
em laboratório de ensaios
CRÉDITO: LEONARDI ATIBAIA