Revista Concreto & Construções - edição 80 - page 127

CONCRETO & Construções | 127
pode ser simplificado como mostrado
na Figura 6, onde
3
6
2
×
− =
p
P P
h
.
5. PERÍODO DE 2013 ATÉ A
PRESENTE DATA
(ABNT NBR 7188:2013)
No período de 2013 até a presen-
te data, as considerações sobre car-
ga móvel em pontes rodoviárias foram
elaboradas de acordo com a norma
ABNT-NBR 7188/13. Tais considera-
ções são definidas nos itens 5.1 e 5.2.
5.1 Classes
u
Classe 450: a base do sistema é um
veículo-tipo de 450 KN de peso total;
u
Classe 240: a base do sistema é um
veículo-tipo de 240 KN de peso total.
5.2 Trem-tipo
Os trens-tipo são compostos de
um veículo e de cargas uniformemente
distribuídas de acordo com a Tabela 6.
A disposição do trem-tipo não se al-
terou em relação a versão anterior da
Norma e está apresentada na Figura 7.
A Norma ABNT NBR 7188/2013 es-
pecifica uma majoração nas cargas aci-
dentais conforme abaixo apresentado:
[1]
Q = P*CIV*CNF*CIA e q = p*CIV*CNF*CIA
Onde:
P – Valor estático de uma roda do
trem-tipo;
CIV – É o coeficiente de Impacto Verti-
cal, descrito no Quadro 1 (ABNT NBR
7188:2013);
CNF – É o coeficiente do número de
faixas de rolamento, descrito no Qua-
dro 2 (ABNT NBR 7188:2013).
E, finalmente, CIA – É o coeficien-
te de impacto adicional, aplicado em
elementos estruturais adjacentes a
juntas de dilatação ou de encontro
das OAE’s, equivalente a:
u
CIA = 1,25 para obras em concre-
to ou mistas;
u
CIA = 1,15 para obras metálicas.
u
Tabela 5 – Carga dos veículos e cagas uniformemente distribuídas (ABNT NBR 7188:1984)
Classe da ponte
Veículo
Carga uniformemente distribuída
Tipo
Peso total
p
p’
Disposição da carga
KN
tf
KN/m²
kgf/m²
KN/m²
kgf/m²
45
45
450
45
5
500
3
300
– Carga p em toda a pista
– Carga p’ nos passeios
30
30
300
30
5
500
3
300
12
12
120
12
4
400
3
300
u
Figura 5
Veículo e multidão em planta
(ABNT NBR 7188:1984)
u
Figura 6
Simplificação para o carregamento móvel permitida pela
ABNT NBR 7188:1984
CONVENCIONAL
p1
P
p2
P P
p1
Ph
Ph
Ph
p2
HOMOGENEIZADO
u
Tabela 6 – Carga dos veículos e cargas uniformemente distribuídas (ABNT, 2013)
Classe da ponte
Veículo
Carga uniformemente distribuída
Tipo
Peso total
p
p’
Disposição da carga
KN
tf
KN/m²
kgf/m²
KN/m²
kgf/m²
450
450
450
45
5
500
3
300
– Carga p em toda a pista
– Carga p’ nos passeios
240
240
240
24
4
400
3
300
1...,117,118,119,120,121,122,123,124,125,126 128,129,130,131,132,133,134,135,136,137,...164
Powered by FlippingBook