128 | CONCRETO & Construções
Esta versão da Norma também
traz como grande novidade no seu
Anexo A (Normativo) a obrigatorieda-
de de verificação das estruturas para
Conjuntos Transportadores de Car-
gas Especiais Indivisíveis, cuja confi-
guração é apresentada na Figura 8.
6. CONCLUSÃO
O presente artigo procurou apresen-
tar os principais aspectos das versões
das normas nacionais sobre cargas
móveis em pontes e viadutos rodoviá-
rios. Os valores numéricos contidos nas
normas procuram representar as ações
advindas do tráfego de veículos sobre
as estruturas das pontes e viadutos.
Destaque-se também a introdu-
ção, na mais recente revisão da nor-
ma, do Conjunto Transportador de
Cargas Especial Indivisível, tornando-
-se necessária a verificação adicional
das estruturas para este veículo.
Outro aspecto importante a ser
abordado refere-se à capacidade re-
sistente da Ponte ou Viaduto. Existe
uma interpretação errônea de que a
ponte dimensionada para o trem-tipo
450 tem capacidade restrita a um ve-
ículo de 450KN de peso (45 ton), o
que não corresponde a realidade.
A correta capacidade de cada
elemento estrutural constituinte da
Ponte ou Viaduto deverá ser de-
terminada considerando-se uma
combinação de ações, levando-se
em consideração o trem-tipo, além
das cargas uniformemente distribu-
ídas, ações estas majoradas dos
respectivos coeficientes constantes
na norma.
u
Figura 7
Veículo 450 e 240 e multidão em planta (ABNT NBR 7188:2013)
u
Figura 8
Conjunto transportador de carga especial indivisível
(ABNT NBR 7188:2013)
CIV=
1,35 para estruturas com vão menor do
que 10,0m.
para estruturas com vão entre 10,0
e 200,0m
Onde:
Liv:
vão em metros para o cálculo CIV
conforme o tipo de estrutura, sendo:
Liv =
L para estruturas de vão isostático.Liv:
média aritmética dos vãos nos casos de vãos
contínuos.
Liv:
comprimento do próprio balanço para
estruturas em balanço.
L:
vão em metros.
u
Quadro 1
CIV = 1 + 1,06*
20
Liv + 50
(
(
Onde:
n:
número (inteiro) de faixas de tráfego
rodoviário a serem carregadas sobre um
tabuleiro transversalmente contínuo.
Acostamentos e faixas de segurança não são
faixas de tráfego de rodovia.
Este coeficiente não se aplica para o
dimensionamento de elementos estruturais ao
sentido do tráfego (lajes, transversinas, etc.).
u
Quadro 2
CNF = 1 - 0,05* (n-2) > 0,9