 
          90  |  CONCRETO & Construções  |  Ed. 94  |  Abr – Jun • 2019
        
        
          u
        
        
          pesquisa e desenvolvimento
        
        
          Aditivo cristalino para a
        
        
          impermeabilização integral
        
        
          por cristalização de estruturas
        
        
          de concreto de pontes
        
        
          
            1. INTRODUÇÃO
          
        
        
          A
        
        
          maior parte das 185 prin-
        
        
          cipais pontes e viadutos
        
        
          da cidade de São Paulo,
        
        
          em concreto armado e protendido,
        
        
          foi construída antes de 1984, apesar
        
        
          que o histórico de pontes e viadutos
        
        
          no Brasil e na própria cidade de São
        
        
          Paulo é amplo e, ao longo dos anos,
        
        
          se enriquece com as novas concep-
        
        
          ções introduzidas permanentemente
        
        
          pelos arquitetos e projetistas.  Atual-
        
        
          mente as tecnologias das pontes se
        
        
          encontram bastante disseminadas,
        
        
          desde as obras convencionais até as
        
        
          pontes suspensas e as estaiadas com
        
        
          sistema de aduelas ou balanços su-
        
        
          cessivos, que dispensam escoramen-
        
        
          tos e que vencem grandes vãos.
        
        
          Apesar dessas modernidades, a
        
        
          verdade é que nessas mais de três
        
        
          décadas, segundo o que o Prof. Vi-
        
        
          tor Aly, secretário da PMSP, decla-
        
        
          rou nesta edição, praticamente não
        
        
          houve manutenção dessas estruturas
        
        
          antigas, nem sequer houve arquivo
        
        
          adequado de projetos e intervenções
        
        
          ocorridas, sendo que as ações se
        
        
          concentraram apenas  em ações de
        
        
          limpeza superficial e pinturas, de or-
        
        
          dem estética.
        
        
          Em 1988, o trabalho apresentado
        
        
          pelo engenheiro Catullo Magalhães
        
        
          (Magalhães et al., 1989), junto com
        
        
          outros engenheiros da Prefeitura do
        
        
          Município de São Paulo, já denuncia-
        
        
          va o estado deplorável das pontes e
        
        
          viadutos da cidade de São Paulo. No
        
        
          relatório citado, consta que das 145
        
        
          pontes vistoriadas, 86 tinham infiltra-
        
        
          ções nas juntas de dilatação (59,3%);
        
        
          83 apresentavam vigas e lajes com in-
        
        
          filtrações de água e/ou armaduras ex-
        
        
          postas (57,2%); 11 com pilares com
        
        
          armaduras expostas e/ou corroídas,
        
        
          entre outras várias manifestações pa-
        
        
          tológicas constatadas.
        
        
          Uma das razões desse descaso,
        
        
          por incrível que pareça, como revelou
        
        
          o rompimento da ponte dos Remé-
        
        
          dios ocorrido em 1997, passa pela
        
        
          identificação da instância  responsá-
        
        
          vel pela manutenção dessas estrutu-
        
        
          ras. Até o final dos anos 1970, a ponte
        
        
          dos Remédios era de responsabilida-
        
        
          de do Departamento de Estradas de
        
        
          Rodagem (DER), de âmbito estadual.
        
        
          Mas, na metade da década de 1980,
        
        
          passou para a jurisdição da Prefeitura
        
        
          Municipal de São Paulo. No período
        
        
          do acidente, discutia-se qual órgão
        
        
          era responsável pela sua inspeção
        
        
          e manutenção.
        
        
          A infiltração de água, a falta de es-
        
        
          tanqueidade e problemas no sistema
        
        
          de drenagem são as causas de gran-
        
        
          de parte das manifestações patológi-
        
        
          cas do concreto de pontes, colabo-
        
        
          rando diretamente para a redução de
        
        
          seu desempenho e durabilidade.
        
        
          Para resolver problemas de infil-
        
        
          tração de água, além dos sistemas
        
        
          convencionais de impermeabilização,
        
        
          hoje existem métodos e sistemas de
        
        
          última geração, mais eficazes e menos
        
        
          onerosos, que garantem proteção do
        
        
          concreto contra a ação de agentes e
        
        
          ambientes agressivos. Essa proteção
        
        
          pode ser obtida por um mecanismo
        
        
          de formação de cristais extras na mi-
        
        
          croestrutura convencional do concre-
        
        
          to, induzidos pela adição dos aditivos
        
        
          cristalinos para aumentar a chamada
        
        
          impermeabilização integral por cris-
        
        
          talização, principalmente dos tabu-
        
        
          leiros, mas também do concreto em
        
        
          geral de fundações, infraestrutura e
        
        
          EMILIO MINORU TAKAGI
        
        
          D
        
        
          outorando
        
        
          do
        
        
          I
        
        
          nstituto
        
        
          T
        
        
          ecnológico
        
        
          de
        
        
          A
        
        
          eronáutica
        
        
          (ITA)
        
        
          D
        
        
          iretor
        
        
          T
        
        
          écnico
        
        
          da
        
        
          P
        
        
          enetron
        
        
          I
        
        
          nternational
        
        
          MARYANGELA GEIMBA LIMA – P
        
        
          rofessora
        
        
          D
        
        
          outora
        
        
          D
        
        
          epartamento
        
        
          de
        
        
          I
        
        
          nfraestrutura
        
        
          A
        
        
          eronáutica
        
        
          do
        
        
          I
        
        
          nstituto
        
        
          T
        
        
          ecnológico
        
        
          de
        
        
          A
        
        
          eronáutica
        
        
          (ITA)
        
        
          FRANCISCO CARLOS MENDES LIMA
        
        
          D
        
        
          iretor
        
        
          de
        
        
          I
        
        
          mpermeabilização
        
        
          – A
        
        
          ssociação
        
        
          B
        
        
          rasiliense
        
        
          de
        
        
          C
        
        
          onstrutores
        
        
          de
        
        
          B
        
        
          rasília
        
        
          – ASBRACO
        
        
          D
        
        
          iretor
        
        
          R
        
        
          egional
        
        
          do
        
        
          IBRACON
        
        
          no
        
        
          DF
        
        
          D
        
        
          iretor
        
        
          M
        
        
          endes
        
        
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          ima
        
        
          E
        
        
          ngenharia