Revista Concreto & Construções - edição 94 - page 96

96 | CONCRETO & Construções | Ed. 94 | Abr – Jun • 2019
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Já existem avanços na pesquisa sobre
métodos de ensaio e avaliação da auto-
cicatrização do concreto nos seguintes
tópicos: avaliação de diferentes tipos
de cimento; influência do ambiente de
exposição; avaliação do emprego de
adições minerais: análise da utilização
de aditivos cristalizantes e influência de
polímeros superabsorventes (PSA).
Os aditivos cristalinos são disponíveis
no mercado brasileiro em duas versões:
a versão normal, que é dosada a 2,0%
sobre o peso de cimento; e a versão
mais concentrada, que é empregada
com a metade da dosagem, entre 0,8 e
1,0%. Os aditivos cristalinos 3G podem
ser fornecidos em embalagens de sacos
hidrossolúveis para facilitar a mistura no
concreto e minimizar os riscos de erros
na dosagem dos caminhões-betoneira
na usina ou no canteiro de obra.
Pigmentos fotocrômicos – que mu-
dam de cor de forma reversível quando
expostos aos raios ultravioletas ou luz
negra – podem ser adicionados ao adi-
tivo cristalino. Isto permite a verificação
e validação do plano de concretagem
na obra, de modo a ser visível à distân-
cia, dado que a água de exsudação do
concreto aditivado com aditivo cristali-
no apresenta uma coloração amarelo
neon fluorescente.
Procedimentos de controle de qua-
lidade recomendados em obra para a
aceitação e conformidade do concreto
autocicatrizante “engenheirado“ de-
vem ser conduzidos seguindo os re-
quisitos técnicos da norma ABNT NBR
12.655: 2015.
[1] Instituto Brasileiro do Concreto. Manifestação do IBRACON sobre o lamentável acidente na Capital Federal. IBRACON, fevereiro de 2018. Disponível em
.
[2] MAGALHÃES, Catullo P.; FOLLONI, R.; FURMAN, H. Análise da Patologia das Obras de Arte do Município de São Paulo. In: Simpósio Nacional de Reforços, Reparos
e Proteção das Estruturas de Concreto, São Paulo, maio 1989. Anais. São Paulo, EPUSP, 1989, p. 3-17.
[3] TAKAGI, E. et al. Repair of road bridge RC floor slab with advanced cracks from the floor underside. In: 51st Annual Meeting of Civil Engineering Society of Japan.
Tokyo: [s.n.]. 1996. Proceedings… p. 344-345.
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