CONCRETO & Construções | 41
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Figura 5
Desenho esquemático da solidarização da viga ao consolo
DETALHE TÍPICO
In Normas de Apresentação de Projetos de Estrutura, FDE
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Figura 6
Detalhe da ligação das vigas-calha sobre os pilares
DETALHE TÍPICO
in Normas de Apresentação de Projetos de Estrutura, FDE
(vãos até 10,80m e com continuida-
de nas duas extremidades), 0,30m x
0,70m (vãos até 10,80m e com con-
tinuidade em uma só extremidade) e
0,30m x 0,80m (vãos até 10,80m e
sem continuidade).
As peças estruturais são conside-
radas de médio porte, podendo ser
protendidas. As vigas em torno de
10m de comprimento pesam cerca de
4,5t, as lajes alveolares protendidas
com comprimento em torno de 7,00m
pesam 1,6t e, em alguns casos, os pi-
lares passam dos 18m de comprimen-
to, com peso de aproximadamente 8t.
A resistência mínima exigida do con-
creto pré-fabricado é de 40MPa.
Nesse processo, é essencial
maior precisão de medidas desde
a etapa de fabricação até a loca-
ção das armaduras para solidari-
zação das peças montadas, não
sendo possível corrigir as fôrmas e
suas dimensões antes da concreta-
gem, como é usual nas estruturas
convencionais moldadas no local.
Exige-se, também, precisão de me-
didas, alinhamentos e níveis, tanto
das peças entre si como para sua
locação - inclusive das fundações -,
pois as tolerâncias de execução são
mais estritas, de forma a possibilitar
soldagem em pontos bem definidos.
Essa precisão da estrutura pré-
-fabricada demanda maior exigência
na execução dos demais serviços da
obra, feitos de forma convencional,
bem como possibilita o aprimoramen-
to da mão de obra, uma vez que a
presença de profissionais qualificados
para as ligações de campo é indis-
pensável para garantir que o encaixe
entre elementos estruturais ocorra
dentro das tolerâncias exigidas e es-
pecificações das normas brasileiras.
A pré-fabricação não foi estendida