Revista Concreto & Construções - edição 92 - page 112

112 | CONCRETO & Construções | Ed. 92 | Out – Dez • 2018
pré-definidas para o traço, com di-
visão de responsabilidade com os
clientes, que fazem o recebimento
do material;
6. Controle de qualidade realizado
com a coleta de material e molda-
gem de corpos de prova de um a
cada três caminhões produzidos
(com esse método, é possível ga-
rantir estatisticamente o controle
de 100% do concreto produzido;
para concretos especiais, além
dos testes corriqueiros de resis-
tência à compressão, são realiza-
dos outros ensaios no concreto
fresco e endurecido, como módu-
lo de deformação, por exemplo).
Sendo, assim, controle de qualida-
de já começa na etapa inicial, ou seja,
na escolha do produto fornecido. Mas
ele se dá efetivamente na moldagem
do concreto.
5. APLICAÇÃO
A aplicação do concreto na obra
Cidade Matarazzo, além das carac-
terísticas naturais de qualquer obra,
possui um sistema logístico que
exigiu grande diferencial na entrega
do produto.
A qualidade do concreto está
intimamente ligada ao tempo em
que o material fica no caminhão
betoneira. Por exemplo, se um ca-
minhão fica preso no tráfego das
grandes cidades, a qualidade desse
concreto já fica em alerta. Ou seja,
pontualidade e uma boa programa-
ção importam, e muito, no aspecto
da aplicação.
A entrega é tão importante e im-
pacta tanto a aplicação do concreto,
que a Engemix adota algumas me-
didas para manter a pontualidade.
Uma delas é que 100% da frota dos
caminhões betoneiras são rastreadas
pelo sistema GPS, apesar do trajeto
ainda estar sob o comando dos mo-
toristas desses veículos. Eles são os
responsáveis por escolher o melhor
trajeto, dentro de um parâmetro, na
entrega do concreto em cada obra
atendida pela Engemix.
As concretagens da Capela tive-
ram situações específicas como:
u
Concretagem de aproximada-
mente 300 m³ lançados entre 8
hs e 16 hs, durante dois dias de
lançamento;
u
Aproximadamente 50 betoneiras;
u
Aproximadamente entre 25 e 30
pessoas da Engemix envolvidas,
sem contar os motoristas de ca-
minhão betoneira;
u
Todo serviço de concretagem foi
monitorado em tempo real por
sistema de GPS;
u
Sistema de aplicativos via celular
permitiram ao cliente acompanhar
este monitoramento em tempo
real.
Além disso, o concreto Adensa-
mix da Engemix, desenvolvido para
esta obra, deixou a central de pro-
dução pronta e isso foi um ganho
extraordinário em toda a cadeia da
construção civil. Hoje, de maneira
geral, as companhias fabricantes de
concreto pesam os materiais e fazem
a dosagem na central de concreto.
Mas somente se termina a dosagem
na obra, quando o produto estiver
sendo entregue.
Contudo, o sistema descrito aci-
ma consome cerca de 15 minutos na
obra entre a chegada do caminhão
no destino, a inserção de um aditi-
vo e o ato de novamente realizar a
dosagem. Mas, na Cidade Mata-
razzo, em função do volume e das
restrições urbanas naquela localida-
de da cidade de São Paulo, haveria
bastante dificuldade em fazer dessa
maneira. Sendo assim, foi necessário
desenvolver um sistema de mistura
em que o concreto deixasse a central
de operação praticamente pronto. O
resultado foi que o caminhão beto-
neira não levou 15 minutos, mas sim
perto de 3 a 5 minutos, ou seja, um
terço do tempo normalmente gasto,
o que aumentou a eficiência e contri-
bui significativamente para o sistema
logístico.
6. CONSIDERAÇÕES FINAIS
O grande sucesso da concreta-
gem, que “suspendeu” a Capela na
Cidade Matarazzo, foi a excelente in-
teração entre todas as partes envol-
vidas da cadeia construtiva. É muito
comum, ao se falar de especificação
de concreto, se ater apenas às es-
pecificações do projeto estrutural,
como a resistência característica à
compressão, por exemplo. No caso
desta concretagem, outras proprie-
dades puderam ser exploradas, que
resolveram problemas logísticos e de
aplicação do concreto na obra, além
de atender à especificação primária
de resistência.
Concretos de alta tecnologia têm
cada vez mais entrado no mercado
da construção civil no Brasil. O de-
safio não é apenas encontrar a me-
lhor solução, mas também buscar o
melhor custo/benefício para o bom
resultado do empreendimento.
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