CONCRETO & Construções | Ed. 89 | Jan – Mar • 2018 | 85
(Painéis de parede de concreto pré-mol-
dado - Requisitos e procedimentos).
Nesse contexto, é necessário eviden-
ciar o papel do projetista da estrutura e
a sua responsabilidade em projetar uma
estrutura pré-moldada para suportar as
ações e as alterações nas propriedades
mecânicas ocasionadas pelo aqueci-
mento a altas temperaturas. Tanto é ver-
dade que historicamente há exemplos de
estruturas que sofreram tais solicitações
e que, apesar dos prejuízos materiais e
humanos, deixaram um legado no âmbi-
to da segurança contra o incêndio.
Na cidade de Rotterdam, na Ho-
landa, ocorreu em 2007 um incêndio
nas garagens de um edifício de multi-
pavimentos, localizado sob um com-
plexo de apartamentos. Logo após o
início do incêndio, ocorreu o colapso
de parte do piso composto por placas
alveolares protendidas. Apesar de não
ter sido um colapso completo, esta fa-
lha não foi bem vista pela comunidade
técnica, ocasionando assim a necessi-
dade de se realizar um estudo abran-
gente para averiguar se este elemento
estrutural teria sido capaz de resistir às
solicitações impostas pela combinação
da ação térmica e das cargas perma-
nentes sobre as placas.
Alguns desses trabalhos foram pu-
blicados em revistas especializadas e
outros resultados foram resumidos em
uma carta aberta da BFBN (Federação
dos fabricantes de produtos de concreto
na Holanda), nos Países Baixos, em no-
vembro de 2009 e depois em uma carta
atualizada em junho de 2011, incluindo
as conclusões encontradas pelos auto-
res [1]. Esses trabalhos contribuíram de
forma significativa para a compreensão
da resposta mecânica das lajes alveola-
res quando submetidas a tal ação.
No caso do edifício Ronan Point, de
21 andares, com tipologia estrutural em
placas portantes estruturais, localizado
em Londres, ocorreu o colapso pro-
gressivo de parte da estrutura devido a
uma explosão de gás, causando assim
a morte de quatro pessoas e ferindo
mais dezessete.
A notória ruína, causada por uma
solução de baixa redundância, levou
a uma perda de confiança pública em
edifícios residenciais de grande porte
que utilizam essa tipologia estrutural,
resultando dessa forma em grandes
mudanças nos regulamentos de cons-
trução do Reino Unido.
Apesar dessa ruptura não ter sido
ocasionada diretamente por um incên-
dio, e sim por uma explosão, não deixa
de ser um exemplo real de uma es-
trutura pré-moldada que merecia uma
atenção especial com relação às ações
excepcionais. Van Acker, em contri-
buição para o livro de Chastre e Lúcio,
apresenta soluções para o problema
do colapso progressivo [2].
3. CENÁRIO INTERNACIONAL
Tendo em vista os casos descritos,
lições podem ser aprendidas com base
no desempenho de edifícios que so-
freram incêndios reais. De acordo com
a publicação do texto “
Concrete and
Fire Safety
” pela
The Concrete Centre
[3], diferentes tipologias de estruturas
de concreto danificadas pelo fogo no
Reino Unido foram investigadas. Nesta
investigação foram reunidas informa-
ções sobre o desempenho, avaliação
e reparação de mais de 100 estrutu-
ras, incluindo edificações residenciais,
escritórios, armazéns, fábricas e esta-
cionamentos. As tipologias estruturais
examinadas incluíam pisos planos,
vigas e pilares, tanto pré-moldadas
quanto de concreto moldado “
in loco
”.
Foi concluído que a maioria das es-
truturas foram reparadas e voltaram a
ser utilizadas. Para as outras que não
tiveram esse destino, poderiam ter so-
frido algum tipo de reforço estrutural,
porém, por motivos diversos, foram de-
molidas. Por fim, quase sem exceção,
as estruturas funcionaram bem durante
e após o incêndio.
Na Europa, recentemente foi reali-
zado um amplo estudo sobre a questão
da resistência ao fogo em um dos pro-
dutos pré-fabricados considerado mais
crítico. Nele, destaca-se que a laje
alveolar, utilizada em edifícios de mul-
tipavimentos de grandes proporções,
especialmente na Bélgica e Holanda,
apresenta características que devem
ser avaliadas com grande critério. Sua
geometria, sua armação ser composta
apenas por armadura ativa e, em algu-
mas situações, a utilização de concreto
de alto desempenho, tendo como ca-
racterísticas principais a elevada resis-
tência e o baixo índice de absorção,
são exemplos de características impor-
tantes a serem avaliadas.
Este estudo integra um projeto de-
nominado HOLCOFIRE (
Hollow Core
Fire Resistance
), que consiste no esta-
do da arte sobre o assunto e foi base-
ado em testes de laboratório que con-
duziram a uma análise estatística com
162 resultados de ensaios, simulações
com métodos de elementos finitos em
diferentes situações de projeto e meto-
dologias revisadas. Envolvendo toda a
indústria europeia, seu escopo foi defi-
nido na Bélgica em 2009 e apresentado
em maio de 2010 na Holanda. Por fim,
foi finalizado em 2013, após exausti-
vos trabalhos realizados nos labora-
tórios mais renomados da Europa em
condições de ensaiar não apenas ele-
mentos isolados, mas o sistema estru-
tural como um todo.
Os dados foram publicados em um
livro em 2014, pela BIBM (Federação