CONCRETO & Construções | 73
pioneiramente no Brasil para avaliação
da integridade das estacas do Viadu-
to Jacu-Pêssego, empreendimento da
Empresa Municipal de Urbanização
(EMURB), localizado junto à Rodovia
Ayrton Senna em São Paulo (SP), no
ano de 2004 (Antoniutti Neto
et al.
,
2004 e Kormann
et al.
, 2009).
A fundação do apoio central do via-
duto – destinado a receber cargas ele-
vadas – consiste em 30 estacas esca-
vadas com lama bentonítica, as quais
possuíam 1,60 m de diâmetro e com-
primentos variando entre 22,0 e 25,0 m.
O perfil geológico-geotécnico da
área caracteriza-se pela presença de
aluviões sobrejacentes a um pacote tí-
pico da Bacia Sedimentar Terciária de
São Paulo. Após um horizonte orgâni-
co superficial de aproximadamente 1,0
m de espessura, tem-se a presença de
estratos arenosos medianamente com-
pactos a muito compactos, por cerca
de 11,0 m. Em seguida, ocorrem ca-
madas argilosas de consistência dura,
com aproximadamente 4,5 m de es-
pessura. Logo abaixo, tem-se a ocor-
rência de argilito, por cerca de 6,5 m.
Por fim, chega-se a siltito na base das
prospecções, totalizando aproxima-
damente 25,0 m. O nível d’água está
localizado a cerca de 8,0 m da cota de
arrasamento das estacas.
Durante a execução das fundações,
quatro estacas foram especialmente
preparadas para o ensaio CSL, sendo
que três dessas estacas continham
três tubos de acesso e a quarta estaca
continha quatro tubos. A preparação
consistiu na fixação dos tubos de PVC
devidamente numerados ao longo da
armadura longitudinal das estacas.
A estaca denominada E9 apresen-
tou 24,85 m de comprimento e seus
quatro tubos de acesso possuíam em
torno de 22,5 m de comprimento, lo-
cados em círculo na periferia da estaca,
numerados de 1 a 4. A Figura 2 ilustra
os resultados dos ensaios CSL reali-
zados nesta estaca, apresentando os
diagramas de tempo transcorrido entre
a emissão do pulso e a chegada ao re-
ceptor e de energia do sinal recebido,
referentes à varredura das diagonais
formadas pelos tubos 1-4, 2-4 e 3-4.
Com base na interpretação desses
diagramas pôde-se detectar uma redu-
ção de impedância discreta em torno
de 3,5 m de profundidade, evidenciada
pela atenuação da intensidade de res-
posta do pulso do ultrassom (redução
de energia) e retardo na chegada do
pulso ao receptor nessa região.
Uma leve atenuação da intensi-
dade de resposta do pulso de ultras-
som próxima ao topo da estaca E9 foi
constatada nos diagramas de todas
as diagonais ensaiadas. Esse com-
portamento pode estar associado à
qualidade do concreto nessa região.
Em estacas escavadas com polímero,
ao final da concretagem, pode haver
a subida do excesso de material, com
menor proporção de agregado graúdo
(segregação do material). Muitas vezes,
esse comportamento no trecho super-
ficial também pode estar associado à
aderência do tubo de PVC ao concreto,
podendo a mesma ser prejudicada pelo
desenvolvimento de efeitos térmicos
durante a cura.
Os sinais da estaca E9 também fo-
ram analisados com o programa de to-
mografia TomoSonic (GeoTomo, 2003).
Os resultados podem ser observados
na Figura 3. A escala de cores no can-
to esquerdo da imagem é a referência
para a análise dos resultados. Conside-
rou-se que velocidades abaixo de 3000
m/s estivessem relacionadas a concre-
to de qualidade inferior.
Com perfil longitudinal dado pela
análise tomográfica em 3D (Figura 3),
que apresenta as velocidades de onda
ao longo do fuste, é possível observar
que há um trecho com menor veloci-
dade de onda, localizado a 3,447 m
do topo. Esta região comprometida
u
Figura 2
Ensaio CSL na estaca E9 para diagonais 1-4, 2-4 e 3-4 no Viaduto
Jacu-Pêssego em São Paulo (SP)
PILE 9
4-1
PILE 9
4-1
PILE 9
2-4
PILE 9
2-4
PILE 9
3-4
PILE 9
3-4
Arrival (ms)
Arrival (ms)
Arrival (ms)
Time (ms)
Time (ms)
Time (ms)
Deph (meters)
Deph (meters)
Deph (meters)
Deph (meters)
Deph (meters)
Deph (meters)
high low
high low
high low
Energy (lo g)
Energy (lo g)
Energy (lo g)
22
22
22
22
22
22
20
20
20
20
20
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18
18
18
18
18
18
16
16
16
16
16
16
4
4
4
4
4
4
2
2
2
2
2
2
0
0
0
0
0
0
14
14
14
14
14
14
12
12
12
12
12
12
10
10
10
10
10
10
8
8
8
8
8
8
6
6
6
6
6
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