82 | CONCRETO & Construções
Após entrar com os sinais digitali-
zados de força e velocidade e com os
parâmetros do topo da estaca, o ope-
rador do programa CAPWAP deve en-
trar com as variações de parâmetros da
estaca ao longo do fuste, se for o caso.
O programa então calcula o modelo
da estaca e efetua uma análise com
base em um modelo bastante simples
do solo, usando valores padrões. Para
cada análise o programa calcula um ín-
dice denominado “MQ” (originalmente
de
“Match Quality”
– vide Figura 5), que
é na realidade um indicador de erro, ou
seja, quanto maior o MQ maior o de-
sencontro entre as duas curvas.
O objetivo da análise é, portanto,
modificar o modelo do solo até que se
obtenha o menor MQ possível.
As versões atuais do programa CA-
PWAP possuem vários algoritmos de mi-
nimização de erro, ou seja, funções que
variam certos conjuntos de parâmetros
até obter o menor MQ possível. Contudo,
o operador tem sempre que se certificar
de que as soluções “automáticas” são
coerentes do ponto de vista físico e ge-
otécnico, e corrigi-las e voltar a procurar
um menor MQ caso não sejam.
Uma análise CAPWAP típica pode
levar de alguns minutos a algumas ho-
ras, dependendo da complexidade da
situação, e também em parte da expe-
riência do operador. Uma vez encon-
trada a solução considerada correta, o
programa permite a impressão de tabe-
las e gráficos com os resultados, para
anexação ao relatório.
Na figura 5 são apresentados os va-
lores da resistência total estática mobi-
lizada, bem como as parcelas ao longo
do fuste e ponta. Além desses são apre-
sentados também outros parâmetros
usados na modelagem do solo, como
“quakes”
(limites de deformação elástica)
e
“dampings”
(coeficientes da resistência
dependente da velocidade de desloca-
mento), para cada um dos elementos de
solo ao longo fuste e para a ponta, assim
como valores de resistências unitárias.
A Figura 6 mostra a página de grá-
ficos gerada pela análise CAPWAP. O
canto superior esquerdo mostra a boa
coincidência das curvas medidas e cal-
culadas; o canto superior direito mostra
as curvas de força e velocidade medi-
das em campo; o canto inferior esquer-
do mostra uma curva carga-recalque
calculada pelo programa a partir dos
modelos do solo e da estaca, e o canto
inferior direito mostra a distribuição de
resistência ao longo do fuste da estaca.
As análises CAPWAP de ensaios
efetuados em estacas de concreto mol-
dadas
“in loco”
são algo mais comple-
xas do que as de estacas pré-molda-
das, devido à natural não uniformidade
das primeiras, pelo seu próprio proces-
so construtivo, que permite a ocorrên-
cia, por exemplo, de alargamentos. Di-
ferenças de módulo de elasticidade e/
ou peso específico ao longo do fuste
também têm que ser levadas em conta.
A mais nova versão do programa (2014)
permite a modelagem do comporta-
mento anisotrópico do concreto, com
velocidades de onda diferentes quando
o material é submetido a esforço de
compressão ou tração. Este modelo
permite que os operadores alcancem
valores de MQ mais baixos em estacas
de concreto, o que significa maior pre-
cisão e confiabilidade do resultado.
6. CONCLUSÃO
A partir dos fundamentos teóricos
publicados em 1970 por pesquisadores
da Case Western Reserve University nos
u
Figura 5
Tabela de resultados da análise Capwap