22 | CONCRETO & Construções
u
industrialização da construção
A fabricação digital aplicada
à construção industrializada:
estado da arte e perspectivas
de desenvolvimento
1. INTRODUÇÃO
A
história da construção in-
dustrializada, especialmente
no campo da pré-fabrica-
ção, sempre lidou com questões rela-
cionadas à padronização e à produção
seriada, particularmente em programas
de larga escala para habitação social.
Foram várias as críticas a esse mo-
delo, que vinculava a pré-fabricação
seriada à rigidez e à uniformidade, para
definir um sistema construtivo desen-
volvido sem se pensar nas qualidades
intrínsecas de sua arquitetura e sua re-
lação com o entorno urbano: a cidade.
Esse cenário, porém, vem se modifi-
cando drasticamente nas últimas déca-
das, com a introdução de tecnologias
de produção capazes de oferecer solu-
ções cada vez mais flexíveis e versáteis,
inclusive no campo da pré-fabricação.
Acompanhando essa tendência, as
tecnologias digitais de fabricação, uma
alternativa cada vez mais acessível ao
meio técnico e à sociedade em geral,
incentivaram projetistas a explorar solu-
ções que estimulam a pesquisa de geo-
metrias mais complexas, desafiando os
princípios da padronização que, até en-
tão, dominavam os meios de produção.
Segundo Kolarevic
1
(2003), a era di-
gital reconfigurou radicalmente a relação
entre concepção e produção, criando
uma conexão direta entre o que pode
ser concebido e construído. Os projetos
de edifícios, atualmente, não só nascem
digitalmente, como são realizados digi-
talmente por meio de processos
“file-to-
-factory”
, que fazem uso de tecnologias
PAULO EDUARDO FONSECA DE CAMPOS – P
rofessor
A
ssociado
• EDUARDO IGNACIO LOPES – D
outorando
F
aculdade
de
A
rquitetura
e
U
rbanismo
da
U
niversidade
de
S
ão
P
aulo
(FAUUSP)
1
KOLAREVIC, B. A
rchitecture
in
digital
age
; D
esign
and manufacturing
. N
ew
Y
ork
: S
pon
P
ress
, 2003.
u
Figura 1
Escultura de Frank Gehry em formato de peixe, projetada e executada
digitalmente – Porto Olímpico, Barcelona, Espanha (1992)
Fonte:
By Till Niermann - Own work, CC BY-SA 3.0
(06/10/16)