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Volumes
VOL.2 - NUM.2 - june/2006 |
Critical
analysis of models and recommendations for designing column-base
connection by socket of precast concrete structures
Análise crítica dos modelos
e recomendações para o projeto da ligação
pilar-fundação por meio de cálice em estruturas
de concreto pré-moldado
Full Paper: Trabalho Completo:
R. M. F. CANHA, M. K. EL
DEBS
Abstract
This paper presents a comparative study of the main design models found on technical
literature for column-foundation connection by socket, with a critical analysis
and important considerations of some aspects for designing this connection. The
main variables studied were embedded length of column in socket base and friction
of interfaces. The main conclusions are: a) there was a significant discrepancy
in the design using the LEONHARDT & MÖNNIG model, that is normally used
in designing socket bases, and by other design models, b) the friction consideration
is very important in the connection design and, therefore, it should be taken
into account in order to lead to a more reasonable design and, c) considering,
per example, the smooth socket base with a length equal to 2 times the cross
section height of the column and the friction coefficient equal to 0.6, the differences
of the LEONHARDT & MÖNNIG model related to the other design models were
up to 58%.
Keywords: connection, socket base, precast concrete, embedded length, design
models.
Resumo
Nesse trabalho, apresenta-se um estudo comparativo com os principais modelos
de projeto encontrados na literatura técnica para a ligação
pilar-fundação por meio de cálice, com uma análise
crítica e importantes considerações sobre alguns aspectos
do dimensionamento dessa ligação. As principais variáveis
abordadas foram o comprimento de embutimento do pilar no cálice e o atrito
mobilizado nas interfaces. As principais conclusões são: a) houve
uma significativa discrepância no dimensionamento pelo modelo de LEONHARDT & MÖNNIG,
mais empregado no projeto dos cálices, e pelos outros modelos de projeto,
b) a consideração do atrito é de fundamental importância
no projeto da ligação e, portanto, deve ser levado em conta de
forma a conduzir a um dimensionamento mais racional e c) considerando-se, por
exemplo, o caso de cálice liso com comprimento de embutimento equivalente
a 2 vezes a altura da seção transversal do pilar e coeficiente
de atrito igual a 0,6, ocorreram diferenças de até 58% do modelo
de LEONHARDT & MÖNNIG em relação aos outros modelos de
projeto.
Palavras Chave: ligação, cálice de fundação,
concreto pré-moldado, comprimento de embutimento, modelos de projeto
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Proposal of
design model for column-base connection by socket of precast
concrete structures
Proposta de modelo de projeto para
a ligação pilar-fundação por meio
de cálice em estruturas de concreto pré-moldado
Full Paper: Trabalho Completo:
R. M. F. CANHA, M. K. EL
DEBS
Abstract
This paper presents theoretical-experimental results of column-foundation connection
by socket of precast concrete structures, with emphasis on pedestal walls. The
experimental program included five models subjected to normal load with large
eccentricity, changing the type and condition of interface: three models had
smooth interface with embedded length 2 times the height of column cross section,
and two models had rough interface with embedded length 1.6 times the height
of column cross section. In two of smooth models, the bond was eliminated to
represent the more appropriate situation of design. Two different shear key configurations
were used in rough models. The experimental results indicated the need to revalue
the principal design methods for this connection. That way, for the embedded
length not less than that used in these tests, a design model was proposed for
the smooth socket connection, considering friction between the interfaces, and
the design of longitudinal walls was suggested as corbels. As the proximity of
rough physical models behavior with a monolithic connection was verified, the
design of their vertical reinforcements is recommended, admitting the total transfer
of internal forces.
Keywords: connection, socket base, precast concrete, pedestal walls, design
model.
Resumo
Este trabalho apresenta resultados teórico-experimentais da
ligação pilar-fundação por meio de cálice
em estruturas de concreto pré-moldado, com ênfase no colarinho.
No programa experimental, foram ensaiados cinco protótipos sob força
normal com grande excentricidade, variando-se o tipo e condição
de interface: três com interface lisa, com comprimento de embutimento
de 2 vezes a altura da seção transversal do pilar, onde em
dois foi eliminada a adesão para representar a situação
mais adequada de projeto; e dois com interface rugosa, com comprimento de
embutimento de 1,6 vezes a altura da seção transversal do pilar,
com duas configurações diferentes de chaves de cisalhamento.
Os resultados experimentais indicaram a necessidade de se reavaliar os principais
métodos de projeto para essa ligação. Desta forma, para
comprimento de embutimento do pilar não inferior àqueles empregados
nos ensaios, é proposto, para o cálice liso, um modelo de projeto
considerando o atrito entre as interfaces e o cálculo das paredes
longitudinais como consolos. Já para o cálice com interface
rugosa, como foi verificada a proximidade do comportamento dos protótipos
físicos rugosos com uma ligação monolítica, recomenda-se
o dimensionamento de suas armaduras verticais, admitindo a transferência
total dos esforços.
Palavras Chave: ligação, cálice
de fundação, concreto pré-moldado, colarinho,
modelo de projeto.
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Parâmetros
de Projeto para Reforço de Pilares de Concreto Armado
com PRFC.
Design Parameters for Reinforced
Concrete Columns Strengthening with CFRP.
Full Paper: Trabalho Completo:
A. O. RIGAZZO, A. L. MORENO
JR.
Abstract
This work deals with the behavior of reinforced concrete
columns externally wrapped with carbon fiber composites.
The technique of strengthening was experimentally evaluated
analysing eight reinforced concrete columns with distinct
strengthening arrangements. The design parameters studied
were the strengthening rate, the spacing between straps
and the column cross section. Confinement models were
considered based on experimental results. The increases
of strength were analysed based on the columns longitudinal
strain.
Keywords: Strengthening; Confinement; Wrapping; Columns;
Reinforced Concrete; Carbon Fibers.
Resumo
Este trabalho aborda o comportamento de pilares de
concreto armado reforçados, por cintamento externo,
com compósitos de fibras de carbono (PRFC). A técnica
de reforço em questão foi avaliada pela análise
experimental de oito pilares de concreto armado com distintos
arranjos de reforço. Os parâmetros de projeto
estudados foram a taxa de reforço, o espaçamento
entre laços de cintamento e a seção
transversal do pilar. Modelos para o confinamento do concreto
foram avaliados com base nos resultados experimentais.
Os incrementos de resistência foram analisados em
função da deformação longitudinal
dos pilares.
Palavras Chave: Reforço, confinamento, cintamento,
pilares, concreto armado, fibras de carbono.
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Finite Element
Model for Segmental Structures
Modelo de Elementos Finitos para
o estudo de Estruturas Segmentadas
Full Paper: Trabalho Completo:
ALINE DA SILVA RIBEIRO,
AMÉRICO CAMPOS FILHO, ALEXANDRE RODRIGUES PACHECO
Abstract
When bridge construction is considered, the application
of externally post-tensioned segmental members is a very
attractive solution, especially when compared to more
classical construction methods. The use of this solution
results in smaller precast elements tied together by
post-tensioned tendons, upbringing such advantages as
fast and versatile construction, high quality control
and lower overall cost. In this paper, a formulation
based on the Finite Element Method is discussed. This
formulation is used to numerically simulate the structural
behavior of members composed of externally post-tensioned
segments. These analyses not only allow serviceability
limit states verifications when sections are fully compressed,
but also allow verifications of ultimate limit states
when joint openings and load transfers at the joints
are considered. Additionally, to evaluate the accuracy
of the numerical results of the computational model a
comparison to experimental data from the literature is
performed.
Keywords: Finite Element Method, Segmental Construction,
Bridges, External Prestressing.
Resumo
Aduelas protendidas externamente, utilizadas em pontes,
contrastam com as clássicas construções
monolíticas, consistindo de “pequenos” segmentos
pré-moldados protendidos por cordoalhas externas.
Há muitas vantagens na utilização
deste tipo de composição, como rapidez e
versatilidade na construção, alto controle
de qualidade e economia. No presente trabalho, discute-se
uma formulação, baseada no método
dos elementos finitos, para simular o comportamento de
estruturas compostas por aduelas externamente protendidas.
Esta formulação permite tanto a análise
de situações de serviço, onde as seções
permanecem completamente comprimidas, como também
de situações últimas, onde se considera
a abertura das juntas e a transferência de esforços
através das mesmas. Para verificar a adequação
do modelo computacional, compararam-se resultados numéricos
com valores experimentais disponíveis na literatura.
Palavras Chave: Elementos finitos, Construções
segmentadas, Pontes, Protensão externa.
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Strengthening
of reinforced concrete structures in bending with CFRP
Estruturas de betão armado
reforçadas à flexão com sistemas de
CFRP
Full Paper: Trabalho Completo:
S. DIAS, L. JUVANDES, J. FIGUEIRAS
Abstract
Experimental works regarding flexural strengthening
of RC structures with externally bonded unidirectional
carbon-fiber-reinforced systems (CFRP) have been carried
out in the Structural Laboratory (LABEST) of Faculty
of Civil Engineering of Porto University (FEUP). The
paper presents two of these works, one refers to RC slabs
specimens and other to RC beams specimens. The results
are exposed, analysed and discussed in order to obtained
conclusions about the behaviour of RC structures strengthened
with CFRP composite systems. These studies confirmed
that the resistance of RC structures can be significantly
increased from applying externally bonded CFRP.
Keywords: reinforced concrete, bending strengthening,
CFRP systems, external end anchorage systems.
Resumo
No Laboratório de Estruturas (LABEST) da Faculdade
de Engenharia da Universidade do Porto foram realizados
vários programas experimentais sobre o reforço à flexão
de estruturas de betão armado por intermédio
da colagem externa de sistemas compósitos de CFRP
(polímeros reforçados com fibras de carbono)
unidireccionais. Neste trabalho serão apresentados
dois, um realizado sobre faixas de laje e o outro sobre
vigas. Os resultados obtidos são analisados e interpretados,
referindo-se as principais conclusões sobre o comportamento
dos elementos estruturais ensaiados tendo em vista avaliar
a viabilidade do reforço com CFRP de elementos de
betão armado à flexão. Estes estudos
asseguram que a colagem de CFRP permite aumentos significativos
na capacidade resistente de elementos de betão armado à flexão.
Palavras Chave: betão armado, reforço à flexão,
sistemas de CFRP, mecanismos exteriores de fixação.
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