Revista Concreto & Construções - edição 82 - page 71

CONCRETO & Construções | 71
Em outra inspeção realizada pelos
autores, percebeu-se a existência de
outros problemas não menos impor-
tantes como ataques por bolor (Figura
6), eflorescências (Figura 7) e manchas
de umidade (Figura 8). Assim como na
inspeção anterior, foram identificados
vários pontos de corrosão conforme
está representado na Figura 9. Um
fato importante ainda sobre a laje do
pavimento intermediário é que algu-
mas vigas estavam com seus estribos
rompidos como pode ser observado na
Figura 10.
2.5 Procedimentos e materiais
utilizados na recuperação
Nesse tópico, aborda-se a recupe-
ração dos trechos de lajes e vigas de
bordo localizadas na parte da circula-
ção do pavimento intermediário. Porém
vale destacar que todos os procedi-
mentos se basearam com ensaios pré-
vio e posterior tomada de decisões.
2.5.1 R
ecuperação
de
vigas
de
bordo
As vigas que já apresentavam algum
tipo de sintoma de corrosão tiveram
como primeiro procedimento a retirada
do concreto antigo presente no reco-
brimento e em volta das armaduras, o
qual, possivelmente, já estaria carbo-
natado ou até contaminado com íons
cloreto, de acordo com os ensaios de
cloretos livres (UNI 7928,1978) e avalia-
ção de profundidade de carbonatação
(RILEM CPC-18, 1988). Para tal, foi uti-
lizada uma furadeira de alto impacto.
Para eliminar os produtos de cor-
rosão, as barras foram limpas através
de processo de jateamento de alta
pressão com abrasivo. A retirada dos
excessos de pó remanescente dessa
operação foi feita com o uso de esco-
va com cerdas de aço. Posteriormente
foi utilizado água com baixa pressão
variando entre 1200 a 1400 PSI. Não
havendo, portanto, no trecho analisa-
do, substituições de barras. Para recu-
perar os estribos rompidos das vigas,
utilizaram-se ferros com área de seção
transversal equivalente às existentes
em formato “U”, sendo os mesmos
emendados nos dois pontos laterais
da antiga barra, que também possui a
mesma disposição geométrica. O pro-
cesso de emendas foi feito com um
material à base de epóxi, que forma
uma massa que propicia a anexação
da barra antiga à nova.
Em seguida, foi aplicado sobre
as armaduras um
primer
de natureza
u
Figura 5
Corrosão de armaduras em vigas
u
Figura 6
Pilar afetado por bolor
u
Figura 7
Eflorescência
u
Figura 8
Manchas de umidade em laje
u
Figura 9
Corrosão de armaduras em laje
da coberta
u
Figura 10
Corrosão de armaduras em viga
com estribo rompido
1...,61,62,63,64,65,66,67,68,69,70 72,73,74,75,76,77,78,79,80,81,...100
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