Revista Concreto & Construções - edição 88 - page 32

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59º CBC
dois integrantes do público presente, Aurélio Franceschi e
João Bosco, para um debate com a audiência em torno do
seguinte tema: as escolas de engenharia civil no Brasil deve-
riam privilegiar em seu quadro docente os mestres e douto-
res ou os engenheiros especializados?
Entre as propostas e reivindicações surgidas durante as
discussões, destacou-se o combate à atual política educa-
cional do Ministério da Educação de privilegiar a formação de
mestres e doutores em detrimento de engenheiros especia-
lizados nos cursos de especialização e de graduação, com
a proposta de se elaborar um manifesto dos profissionais da
área com as reivindicações de como deve ser a formação do
engenheiro civil (corpo docente equilibrado por professores
mestres e doutores com dedicação exclusiva, e por profissio-
nais especializados de empresas; diferenciação entre carreiras
acadêmicas e profissionais, com valorização de ambas na Ca-
pes, de modo que trabalhos de consultoria contem créditos;
adoção de metodologias ativas no ensino; entre outras), a ser
levada ao sistema CONFEA/CREA, para daí ser defendida jun-
to ao Ministério da Educação e ao Congresso Nacional.
Fazer os estudantes aplicarem o conhecimento aprendi-
do em sala de aula é o objetivo dos concursos técnicos do
IBRACON. Neste ano, aos concursos 24º Aparato de Prote-
ção ao Ovo (construção de um pórtico de concreto armado
resistente a cargas de impacto), 14º Concrebol (construção
de uma bola de concreto homogênea e com resistência oti-
mizada), 10º Ousadia (concepção de um projeto básico inte-
grado de arquitetura e engenharia de obra de arte especial
em concreto), 4º Concreto Colorido de Alta Resistência (con-
fecção de corpo de prova cúbico com concreto colorido de
alta resistência), juntou-se o Concreto – Quem Sabe Faz Ao
Vivo (dosagem de concreto autoadensável coeso, com me-
nor consumo de cimento e com maior resistência à compres-
são em 24 horas). Segundo Vinicius Caruso, recém-formado
engenheiro civil no Mackenzie e um dos coordenadores do
II Seminário IBRACON de Ensino de Engenharia Civil, os
Mesa-redonda com especialistas em educação para debates com os congressistas
Eng. Vinicius Caruso recebe livro “No Prumo” autografado por
um dos autores, Prof. Paulo Helene, na sessão de autógrafos no
estande do IBRACON na XIII Feibracon
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