Revista Concreto & Construções - edição 78 - page 23

CONCRETO & Construções | 23
mundo. A primeira ponte de concreto
protendido no Brasil foi a antiga Ponte
do Galeão, construída em 1950, ano
em que o doutor Freire Machado entrou
na STUP. Por volta de 1970, um avanço
nos sistemas de concreto protendido
foi deixarem de ser ancorados com
argamassas, passando a ser ancorados
com peças de aço.
IBRACON
– A
tualmente
,
quais os
tipos
de
protensão
do
concreto
? P
ara
quais
situações
construtivas
cada
tipo
é
frequentemente
recomendado
?
E
vandro
P
orto
D
uarte
– A mais
comum é a pós-tensão aderente
com bainhas, como exemplificado
pelo sistema Freyssenet para pontes
e viadutos. Existe também a pré-
tensão, exemplificada com a jardineira
de Monier, com a substituição do
vergalhão pelo aço de protensão,
muito usada nas peças pré-fabricadas,
em especial no Brasil, pois possibilita
fazer peças industrializadas mais leves,
não exigindo tanto dos equipamentos
para levantar e transportar essas
peças. A Arcelor Mittal, antiga Belgo
Mineira, desenvolveu a cordoalha
engraxada, que é a pós-tensão sem
aderência, que trouxe a protensão
para os edifícios, que, até 1980, no
Brasil, usavam exclusivamente o
concreto armado.
IBRACON
– E
m que
consiste
a
protensão
de
edifícios
?
E
vandro
P
orto
D
uarte
– Uma estrutura
de um prédio é composta de vigas,
lajes e pilares, escondidos nas paredes.
Historicamente, os prédios eram
compostos de cômodos pequenos,
com pilares pouco espaçados. Em
1970, quando cheguei a trabalhar
em projetos de prédios, a distância
entre os pilares era de quatro metros.
Mas, hoje em dia, com os prédios
multiusos, busca-se uma edificação
com amplos espaços, liberados de
paredes, com pilares bem espaçados
uns dos outros, onde o cliente possa
dividir o espaço com divisórias da
forma mais conveniente para ele e com
mais vagas de estacionamento. Por
isso, nessas edificações são, em geral,
eliminadas as vigas, apoiando-se as
lajes diretamente nos pilares. São as
lajes-cogumelo. Em shopping centers,
por exemplo, o ideal é que os pilares
estejam afastados 7,5m entre si, para
que, entre eles, caibam três carros.
Agora, imagine uma laje com um
vão de 7,5m. O concreto protendido
possibilita diminuir a espessura dessa
laje em comparação com o concreto
armado e, assim, diminuir o peso da
laje. Como 70% do peso de um prédio
vem de sua estrutura, reduzindo-se a
espessura das lajes, é possível obter
um maior espaçamento dos pilares
e consumir menos material, pois as
cargas nos pilares e nas fundações
serão menores.
IBRACON
– S
e
as
vantagens do
concreto
protendido
em
edifícios
são
tantas
ganha
-
se na redução de
pesos
e cargas
,
na redução do consumo de
materiais
e no
aumento dos
vãos
por que
seu uso não
é mais disseminado no
país
?
E
vandro
P
orto
D
uarte
– Por
“desconhecimento”, no sentido de não
saber, de não conhecer, de ter medo.
Depois de 45 anos de experiência em
dar aulas, palestras e cursos por todo
país, percebi nas pessoas um receio
por achar complicado. Com isso,
dificulta-se a aplicação do protendido.
Volto às estatísticas feitas no início: de
um total de 10 mil calculistas, somente
200 calculam estruturas em concreto
protendido.
IBRACON
– E
no
exterior
? A
protensão
em
prédios
é mais
disseminada
?
E
vandro
P
orto
D
uarte
– Sim. Nos
Estados Unidos, a aplicação da
protensão em prédio é muito maior.
Na Europa, ela não é tão grande assim
em relação a nós. Isto porque os
países europeus são países bastante
industrializados, com prédios erguidos
nas décadas de 50 a 70.
IBRACON
– O B
rasil
tem
acompanhado
o
desenvolvimento
dos materiais
,
sistemas
e
processos
de
cálculo
usados
no
concreto
protendido
,
ainda
que
haja
um
descompasso
de
sua
aplicação
em
relação
ao
exterior
?
E
vandro
P
orto
D
uarte
– O Brasil
sempre esteve na vanguarda da
engenharia civil. Talvez, o período de
exceção foi nos anos 80 e 90, quando
houve um retrocesso no campo devido
aos baixos investimentos. Mas, de
2000 para cá, com a retomada do
O CONCRETO PROTENDIDO POSSIBILITA
DIMINUIR A ESPESSURA DA LAJE EM
COMPARAÇÃO COM O CONCRETO ARMADO E,
ASSIM, DIMINUIR O PESO DA LAJE
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