Revista Concreto & Construções - edição 78 - page 22

22 | CONCRETO & Construções
ao ser preenchido. Para que isso
não aconteça, empurra-se contra
o barril uma fita metálica de menor
diâmetro que o maior diâmetro do
barril, que, ao ser forçada contra o
barril, estica e, assim, comprime uma
peça na outra. Este é o conceito por
trás da protensão: uma interação
entre os materiais, aproveitando-se
das melhores propriedades de cada
material (do aço, a tração; da madeira,
a compressão).
Em 1896, Monier tentou protender o
concreto com vergalhão ao construir
uma jardineira. As barras de aço
usadas foram puxadas; concretou-se
a peça, esperando o concreto adquirir
resistência antes de novamente
soltar as barras. Dessa forma, a
barra de aço, tendendo voltar ao
seu tamanho original, não conseguia
porque estava aderida ao concreto,
comprimindo-o. Com este artifício,
criou-se o concreto protendido: o
aço tracionado combinado com o
concreto comprimido. Mas, quatro
anos depois, a jardineira rompeu. Isto
é, a ideia não funcionou! Por isso, o
pai do concreto protendido não foi
Monier. Em 1928, Eugene Freyssenet
descobriu o porquê da jardineira ter
se partido. A explicação é a seguinte:
ao ser solta, a barra de aço comprime
o concreto, que encurta, junto com
ela; depois, a retração do concreto
faz com que a barra encurte mais
ainda; e a deformação lenta do
concreto contribui também para o
encurtamento da barra de aço; no
final, o alongamento inicial sofrido
pela barra de aço, por conta desses
três fenômenos, era completamente
perdido. Dessa forma, a peça deixava
de ser protendida: o aço deixava de
estar tracionado e, assim, não mais
comprimia o concreto, que fissurava
e quebrava. Pode-se concluir disso
que o problema original era do aço
aplicado. Com isso, Freyssenet
propôs que se criasse um aço muito
alongável que, mesmo após os
fenômenos da compressão, retração
e fluência, se mantivesse tracionado.
Este é o aço da protensão. Da tração
original a que é submetido, depois de
um longo período, ele mantém de 70
a 80% dela.
Qual é a grande vantagem do concreto
protendido? É vencer grandes vãos,
como o de pontes e viadutos. Dessa
forma, de 1928 a 1935, Freyssenet
desenvolveu um sistema construtivo
de concreto protendido para pontes
e viadutos, o sistema Freyssenet,
comercializado no Brasil pela STUP.
Além do aço para protensão,
Freyssenet elaborou a bainha por
onde esse aço passaria e poderia
ser alongado e as ancoragens de
argamassa para segurar essas
cordoalhas de aço em suas pontas.
Com o fim de Segunda Guerra
Mundial, a Europa e, principalmente,
França e Alemanha, tiveram que ser
reconstruídas, principalmente suas
pontes e viadutos. Com isso, França e
Alemanha assumiram o protagonismo
desde então quanto à tecnologia do
concreto protendido para pontes e
viadutos, com os sistemas alemães
e franceses espalhando-se pelo
COM ESTE ARTIFÍCIO,
CRIOU-SE O CONCRETO
PROTENDIDO: O AÇO
TRACIONADO COMBINADO
COM O CONCRETO COMPRIMIDO
Obras da Barragem de São João, no Rio Grande do Sul
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