Revista Concreto & Construções - edição 78 - page 21

CONCRETO & Construções | 21
TIVE TRÊS SORTES: TER TIDO
PROFESSORES QUE ME DESPERTARAM
PARA O CONHECIMENTO; TER CONHECIDO
O DOUTOR MACHADO; E TER
CONHECIDO A SERVENG
uma escala menor algumas empresas
e profissionais saibam calcular portos.
Isto para mostrar a importância do
nosso escritório em projetar o Porto de
Itaqui. Participar de uma obra portuária
conferiu ao nosso escritório uma
diferenciação no mercado brasileiro.
Outra via de atuação foi possibilitada
pelo relacionamento com o pessoal
do antigo DNER (Departamento
Nacional de Estradas de Rodagem,
atual DNIT, Departamento Nacional
de Infraestrutura de Transportes), em
especial com seu diretor de obras, José
Rosenfeld. Quando o Governo Federal,
acatando o argumento da concorrência
desleal às grandes empresas
construtoras brasileiras, tornou a Ecex,
que construiu a Ponte Rio-Niterói,
uma empresa pública para reforço,
recuperação e alargamento de obras
existentes, impedindo-a de fazer obras
novas, o diretor do DNER contratou
a Portante para fazer o projeto de
recuperação e reforço de pontes para
a Ecex.
Por sua vez, quando o Carlos Freire
Machado resolveu sair da STUP, me
procurou para conversar sobre o
assunto e nesta conversa se propôs a
ajudar na montagem de uma empresa
de protensão. E a MAC-Protensão
começou assim, tanto que o ‘MAC’ é
uma homenagem ao MAChado! Ele,
durante uns cinco anos, ajudou-me
com o negócio, com a parte industrial
de produzir bainhas, ancoragens,
cunhas; e com a parte de serviços –
bombas, macacos, injetoras e outros
equipamentos.
Por isso que eu digo: “Na vida, a gente
também tem que ter sorte!”. Eu tive
três sortes: ter tido professores que me
despertaram para o conhecimento; ter
conhecido o doutor Machado; e ter
conhecido a Serveng, que foi quem me
contratou para fazer o projeto do Porto
de Itaqui e depois me contratou para
fazer muitos outros serviços. Quando
resolvi montar a MAC Protensão, fui
conversar com o diretor técnico da
Serveng, Luiz Alves Coelho, que me
disse: “Então, você está contratado!
Córrego Pirajussara, em São Paulo, com
três mil vigas protendidas. Pode fazer!”.
IBRACON
– Q
uando
surgiu
a
ideia
de
protender o
concreto
? Q
uais
foram
as
primeiras
formas
de
protensão
do
concreto
,
quem
as
inventou
,
quando
e
para
resolver quais
problemas
construtivos
?
E
vandro
P
orto
D
uarte
– O protendido
veio de uma origem remota: os
conceitos de barril de vinho e da
roda de bicicleta. O que é o barril de
vinho? São várias tiras de madeira,
uma ajustada na outra. Se elas
fossem coladas, o barril se abriria
Vista do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, em construção
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