Revista Concreto & Construções - edição 80 - page 25

CONCRETO & Construções | 25
50 na Alemanha, que teve de ser
duplicada na década de 70, e a
segunda ponte construída na década
de 70 foi idêntica à primeira, com
a diferença de ser de concreto,
evidenciando a enorme evolução do
material. Esse processo continua
com os concretos de alta resistência,
cujas aplicações em pontes têm sido
feitas em caráter experimental, com
os devidos cuidados e respectivos
acompanhamentos de desempenho.
O avanço da tecnologia do
material, se, por um lado, amplia
sua aplicação, por outro lado,
demanda um avanço equivalente
dos seus aplicadores, no nosso
caso, projetistas e construtores, na
capacitação para aplicação do novo
material com segurança e qualidade.
Do meu ponto de vista, há
necessidade de se melhorar a
qualidade dos projetos de maneira
geral, voltando-se a valorizar a
engenharia de projetos, estrangulada
por péssimos critérios de
contratação e por clientes totalmente
empobrecidos tecnicamente.
Mas o setor de construção está hoje,
a meu ver, em pior situação, sujeito de
forma ainda mais severa aos preços
mínimos, tendo, já há muitos anos,
desmontado suas áreas técnicas e
concentrado seus esforços nos seus
gerentes de contratos e comerciais.
Essa falta de engenheiros experientes
de obra deixa a execução nas mãos
dos encarregados, que, por melhor
que sejam, não conseguem atuar
como a engenharia de obra. Como
consequência, o risco de falhas
aumenta significativamente. Talvez
aqui caiba uma parceria do setor da
construção com o de projeto para
atenuar essa deficiência, da mesma
maneira que já se tornou procedimento
de rotina a contratação do Controle
da Qualidade do Projeto (CQP) pela
Construtora.
Em síntese, quero dizer que a
evolução do concreto certamente
melhorará o desempenho estrutural
e a durabilidade das pontes, porém
é na qualidade da aplicação que se
conseguirão os melhores ganhos.
IBRACON
– A M
aubertec
participou
do
projeto
e
da
execução
do
trecho
sul
e
está
envolvida
no
trecho
leste
do
R
odoanel
M
ario
C
ovas
. O
que
pode
ser
dito
sobre
o
projeto
e
a
execução
desses
trechos
quanto
à
qualidade
construtiva
e
quanto
ao
impacto
ambiental
da
obra
?
L
uciano
A
fonso
B
orges
– No trecho
Leste só participamos do Projeto
Básico, já que o Projeto Executivo foi
transferido para a Concessionária. No
momento, estamos participando do
Trecho Norte.
A Dersa, no que se refere a projeto,
é um cliente bastante exigente e
extremamente preocupado com
a qualidade das soluções e dos
respectivos impactos sobre o
meio ambiente.
No que tange à obra, os problemas
de qualidade já foram abordados nas
outras perguntas. O caráter geral dos
comentários também se aplica ao
Rodoanel.
IBRACON
– Q
uais
os
benefícios
da
aplicação
da
tecnologia
BIM
às
obras
de
arte
em
termos
de
projeto
,
construção
,
operação
e manutenção
?
L
uciano
A
fonso
B
orges
– Na área
de projetos há uma forte tendência
do uso da modelagem da obra em
3D e, a partir do modelo, de se
fazerem as análises estáticas e o
dimensionamento. Essa tendência
se verifica mais fortemente nos
casos de obras mais complexas, em
que a análise do comportamento
da estrutura foge dos padrões de
simulação mais tradicionais.
Os benefícios da tecnologia se
traduzem na análise mais acurada
das solicitações às quais a estrutura
estará submetida, com a possibilidade
de caminhar ao longo da obra
identificando eventuais incorreções nas
formas ou interferências dos cabos
com as formas, ou entre si.
A modelagem permite uma análise
visual e estética acurada da ponte,
inclusive com a inserção do entorno,
o que ajuda muito nas análises e
aprovações ambientais, referentes
ao impacto de vizinhança. A análise
de alterações de projeto fica muito
facilitada. Há duas obras em
execução sobre o rio Pinheiros,
A MODELAGEM PERMITE UMA ANÁLISE VISUAL E ESTÉTICA
ACURADA DA PONTE, INCLUSIVE COM A INSERÇÃO DO
ENTORNO, O QUE AJUDA MUITO NAS ANÁLISES E APROVAÇÕES
AMBIENTAIS, REFERENTES AO IMPACTO DE VIZINHANÇA
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